Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Golfinhos aparecem mortos nas praias do Paraná

 

Uma toninha e um boto, duas espécies de golfinhos, foram encontrados mortos nas praias do Paraná num intervalo de dois dias, em Guaratuba e Pontal do Paraná.

No sábado (30) uma fêmea grávida de toninha foi encontrada em Guaratuba. As toninhas são cetáceos de pequeno porte. É a espécie de golfinho mais ameaçada na América do Sul. No Litoral do Paraná a espécie é mais encontrada na Baia de Laranjeiras e também entre as ilhas do Mel e das Peças.

Na manhã de segunda-feira (1º), um boto cinza foi encontrado em Praia de Leste (Pontal do Paraná).

Os dois animais foram encaminhados para o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, em Pontal do Sul. As duas espécies são nativas da região e estão ameaçadas de extinção.

O Centro de Estudos do Mar monitora todos os dias a maioria das praias do estado.

A coordenadora do laboratório de ecologia e conservação da organização, Camila Domit, explica que nas áreas em que é comum a presença desses animais deve haver um maior cuidado principalmente com as embarcações.

Ao longo dos anos o Centro de Estudos do Mar identificou um aumento nas mortes e casos de animais marinhos que encalham no litoral do Paraná. A maioria das ocorrências tem relação com as atividades humanas.

A população pode acionar os órgãos responsáveis caso exista algum animal encalhado ou ferido nas praias. Os telefones do Centro de Estudos do Mar são: 0800 – 642 3341 e (41) 9845 3710. Já o da Polícia ambiental é o 0800 – 643 0304.

Com informações da CBN Curitiba

 

Leia também