Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Bombeiros salvam 554 pessoas em um mês

DSC_0222

O Corpo de Bombeiros e os policiais e médicos do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) já salvaram 554 pessoas no litoral paranaense desde o início da temporada de verão, em 18 de dezembro.

A média é de 19 vidas salvas por dia pelas equipes que integram a Operação Verão, série de ações ofertadas pelo Governo do Estado nos municípios litorâneos durante a temporada.

Em 29 dias de Operação Verão, os salva-vidas também fizeram 21.738 orientações aos veranistas, como alertar sobre locais impróprios para banho ou situações que possam colocar em risco a vida do banhista.

Pontal 40 milhões

Na temporada houve duas mortes por afogamento, uma delas antes do horário de atendimento dos salva-vidas, que trabalham das 8h às 20h. A orientação do Corpo de Bombeiros é banhar-se sempre com a presença dos salva-vidas e próximo dos postos. As áreas cobertas pelos bombeiros são sinalizadas com bandeiras.

No Graer, até 8 de janeiro, foram feitas 17 missões, entre salvamentos aquáticos e terrestres e remoções e resgates aeromédicos, além do patrulhamento policial. O helicóptero foi mais requisitado para a remoção aeromédica – levar pacientes de um hospital para outro.

Em todo o litoral, com 90 quilômetros de costa, foram convocados 400 bombeiros para 99 postos guarda-vidas. Em Guaratuba, por exemplo, a orla entre o Morro de Caieiras e o Morro do Cristo tem um posto a cada 200 metros. Já os balneários de Eliane e Nereidas há mais de 10 quilômetros de praias desguarnecidas. Felizmente não houve nenhum afogamento nesta vasta extensão de praia.

Há uma semana, no dia 9 de janeiro, foi inaugurada a Base Náutica de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros de Guaratuba. A estrutura, que fica ao lado do ferryboat, teve investimento de R$ 1,1 milhão e abriga uma equipe de resgate 24 horas, nos 365 dias do ano.

A base permite resposta mais rápida a casos de emergência na Baía de Guaratuba e nas praias de Matinhos e Guaratuba. Em algumas situações, será utilizada para atender também nas praias de Pontal do Sul e na Baía de Paranaguá, onde já há uma base para os municípios e ilhas do litoral norte.

A base tem uma rampa de lançamento de embarcações na água, com fácil saída para o mar, e uma passarela com píer flutuante (por conta da variação da maré) para retirar rapidamente as vítimas do mar e encaminhá-las a uma ambulância, em casos de salvamento de emergência.

Para as ações preventivas e de salvamento, durante todo o ano estarão disponíveis no local três motos aquáticas de salvamento, um bote inflável (pequeno porte) e dois barcos infláveis (médio porte).

Fonte e foto: AENPR

 

Bombeiros veteranos fazem Travessia de Guaratuba

Na manhã de sábado (10), foi realizada, em Guaratuba, a tradicional Travessia dos Guardas-vidas Veteranos, confraternização entre guarda-vidas aposentados.

O evento, que está em sua 16º edição, foi realizado pela primeira vez no ano de 2000 e já é tradição entre os guarda-vidas mais antigos do Corpo de Bombeiros do Paraná.

O percurso, anteriormente realizado entre o Morro do Cristo e a Praia Central, hoje acontece apenas na Praia Central de Guaratuba. O trajeto, de aproximadamente 600 metros, tem sua largada a partir do Posto de Guarda-vidas Central, contorna uma boia de sinalização fundeada a aproximadamente 300 metros da praia e retorna ao ponto de partida.

A travessia teve a participação de aproximadamente 100 bombeiros, que vieram de todo o Estado

Fonte e foto: Comunicação Social do CBPMPR
Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More