Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Câmara recebe acórdão do TCE com aprovação de contas de Roberto Justus

Deram entrada na Câmara de Vereadores de Guaratuba, na sessão da noite desta segunda-feira (9), dois acórdãos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná com pareceres sobre as prestações de contas de Guaratuba de 2008 e de 2017.

O primeiro parecer prévio se refere ao último exercício do último mandato do ex-prefeito Miguel Jamur (2005-2008). O Tribunal julgou as contas em 2018 e considerou que elas estão irregulares e, por isso, pede que os vereadores as desaprove. Miguel Jamur faleceu em 2015.

O segundo parecer prévio se refere ao primeiro exercício do atual prefeito, Roberto Justus (2017-2020), e considerou regulares as contas, pedindo a sua aprovação pela Câmara.

A aprovação das contas pelo TCE foi decidida por unanimidade na 1ª Câmara do TCE, no dia 8 de julho deste ano. Na ocasião, o prefeito comemorou o feito ao lado da equipe da Secretaria de Finanças (Contabilidade, Tesouraria e Controladoria) e gravou um vídeo de agradecimento aos servidores. Foi a primeira vez em Guaratuba que um gestor teve suas contas aprovadas pelo TCE durante o mandato.

No caso dos poderes executivos, o Tribunal de Contas faz uma análise técnica e emite um parecer prévio recomendando a aprovação ou desaprovação da prestação de contas. No caso dos municípios, a decisão final cabe à Câmara, mas são precisos votos de 2/3 dos vereadores para derrubar o parecer do TCE.

A Câmara tem um prazo de 90 dias para julgar as contas, a contar do recebimento do parecer.

Acesse aqui os pareceres do TCE: 230/2018 (2008) e 149/2019 (2017)

Na tarde desta segunda-feira, o presidente da Câmara, Claudio Nazário, assim que recebeu o ofício do TCE telefonou para o prefeito e o convidou para seu gabinete, assim como os vereadores da base. O prefeito aceitou o convite. A reunião foi criticada pela oposição.

Leia também