Camping do Parque Marumbi é aberto ao público
Com cinco meses de atraso, o camping do Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, finalmente foi aberto para o público.
Segundo o site MaCamp, o atraso foi devido a falata de funcionários para administrar o local. O acesso está permitido desde o dia 1º de novembro, mas só foi informado no dia 6 pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Será preciso fazer reservas com antecedência
A capacidade das acomodações, que receberam novos procedimentos de segurança, é de até 30 barracas ou aproximadamente 100 pessoas.
O uso do camping é gratuito, bastando ao visitante fazer um cadastro indicando a finalidade e o tempo estimado de permanência. As reservas poderão ser feitas pelo telefone (41) 3462-3598.
A área cercada dentro da Estação Marumbi conta com platôs planos e gramados, apoio coberto de mesas com pias para fazer refeições e bateria de banheiros totalmente novas. No Parque pode-se visitar os prédios da estação revitalizada, um pedaço da linha férrea em funcionamento com suas belas pontes e ainda curtir diversas trilhas de todos os tamanhos e graus de dificuldade.
Acesso:
Para ir a pé ou de carro, que não seja pelo trem partindo de Curitiba, Paranaguá ou Morretes, deve-se partir dos balneários da Ponte Velha em Porto de Cima, conhecido como “Caminhos de Itupava”.
Segue-se por terra até o posto de fiscalização do IAP onde somente veículos 4×4 podem seguir até a Estação Engenheiro Lange. Do IAP de carro ou a pé, segue-se a esquerda na placa que indica a subestação de energia (a direita) até a primeira estação.
De lá será somente a pé pela trilha calçada de mais ou menos 800m. Na estação você atravessa a linha de trem e pega a saída da caixa d’água. Você cruzará mais uma vez a linha e sairá após um trecho na própria estação do Marumbi. A área de camping está cruzando a linha a esquerda. O mapinha abaixo esquematiza os principais pontos.
Parque – O parque é a maior unidade de conservação do Estado aberta ao público, com uma área que abrange os municípios de Morretes, Quatro Barras e Piraquara. Pela proteção a Floresta Atlântica, a unidade foi considerada patrimônio da humanidade e reserva da biosfera pela Unesco.
Com informações do IAP e site MaCamp / Paula e Marcos Pivari
Veja fotos do parque no MaCamp: http://portal.macamp.com.br/noticia.php?varId=1595