Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Carga clandestina de palmito gera multa de R$ 297 mil

Foto: BPAmb-FV

Um flagrante do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV) resultou na apreensão de aproximadamente 22 feixes de palmito “in natura” após uma denúncia anônima na tarde desta terça-feira (9). Um homem de 50 anos acabou detido pela segunda vez por cometer o mesmo ilícito.

Após denúncia anônima, a equipe de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da Polícia Ambiental Força-Verde, em patrulhamento no município de Morretes, abordaram um veículo van trafegando pela BR 277, sentido Curitiba. 

No veículo havia 22 feixes de palmito juçara (Euterpe edulis), espécie nativa classificada como vulnerável na Lista Oficial de Espécie da Flora Brasileira em Extinção. No total foram apreendidas 660 unidades, que estavam sendo transportadas sem a devida autorização ambiental.

O material foi levado à sede do Batalhão de Polícia Ambiental, para a lavratura do termo circunstanciado (TC) pelo crime ambiental de transporte de palmito sem autorização. O suspeito foi autuado com um Auto de Infração Ambiental (AIA), no valor de R$ 297 mil.

Denúncias de agressões ao meio ambiente podem ser feitas pelo telefone 181. Comunicação Social da PMPR

Leia também