Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Cerimônia de posse do novo prefeito de Paranaguá corre risco, diz jornal

Adriano e a esposa Patrícia Bamvakiades Ramos

A cerimônia de posse do novo prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos (Republicanos), está em risco, diz jornal online editado em Curitiba.

Fontes informaram ao jornal Bem Paraná que a atual gestão, do prefeito Marcelo Roque (PSD), teria negado uso do ginásio Arena Albertina Salmon e indicado o Ginásio Joaquim Tramujas, de menor porte e com problemas no telhado e de estrutura.

A equipe do prefeito eleito com 72% dos votos afirma que novo prefeito vê risco em colocar população em um local que que esteja seguro para a realização do evento.

A posse de todos os prefeitos e vice eleitos em 2024 acontece no dia 1° de janeiro de 2025 e é feita pelo presidente da Câmara, eleito no mesmo dia. A posse dos novos vereadores de Paranaguá será na sede da Câmara Municipal, o Palácio Carijó, às 14h. Em seguida acontece a eleição do presidente e dos demais componentes da Mesa Diretora.

Em Paranaguá, a posse de Adriano Ramos e da vice-prefeita Fabiana Parro está marcada para as 16h. Logo em seguida, deverão ser indicados os primeiros novos secretários.

Prefeitura diz que libera Albertina Salmon mas faz série de exigências

Após a polêmica se espalhar pelas redes sociais, no final da tarde desta sexta-feira, a Prefeitura de Paranaguá divulgou uma nota para informar, que “Havendo liberações legais de órgãos de segurança não há impedimento para utilização da Arena Albertina Salmon”.

O texto a seguir divulga uma versão dos fatos e relaciona uma série de medidas que Adriano Ramos deveria tomar antes da posse na quarta-feira para poder usar o espaço. No meio da extensa nota, a Prefeitura reconhece que já liberou o local para eventos não esportivos e com circulação de pessoas na quadra, como “as feiras em parceria com o Governo do Estado“.

A nota da Prefeitura de Paranaguá na íntegra:

A Prefeitura de Paranaguá informa que diferente do que circula nas redes sociais, não negou o pedido para utilização do ginásio Arena Albertina Salmon para a posse do prefeito eleito para o mandato 2025/2028.

Reuniões de transição entre as equipes acontecem de forma constante desde o mês de outubro, porém a equipe do futuro prefeito só indicou a Arena Albertina Salmon como o local destinado à posse no dia 23 de dezembro.

A Arena Albertina Salmon foi totalmente revitalizada em junho de 2020, ganhando, além da reforma geral, um novo piso modular nas quadras implantado para determinados esportes. Para sua utilização para outros fins, é necessário proteger todo o piso para que não seja danificado. Após sua revitalização completa, a Arena passou a ser considerada o ginásio mais moderno do Estado do Paraná. Um benefício para toda a população e que deve ser preservado.

A Prefeitura não se omitiu à solicitação, mas não pode validar a realização de um evento sem as devidas liberações dos órgãos competentes prezando pela segurança de todos. Contudo, apresentando a documentação necessária, não existe impedimento para a realização do evento.

Além das medidas legais já mencionadas é preciso um cuidado especial com o piso da quadra. Por se tratar de um evento, que foge da temática esportiva, o uso de calçados com saltos pode prejudicar o piso, além disso equipamentos de som e iluminação também podem prejudicar devido ao peso. A orientação segue a recomendação passada pelo fabricante no ato da aquisição das placas.

Desde então o município vem tomando as medidas de segurança necessárias para que não aja prejuízo aos praticantes de modalidades esportivas. Um exemplo de utilização correta recente foram as feiras em parceria com o Governo do Estado que ao solicitar o espaço, se comprometeu em arcar com qualquer dano causado no local em decorrência de sua utilização e assim o fez.

Vale reforçar que, para a realização de qualquer evento de grande porte, principalmente que exija instalação de estrutura é necessário a apresentação de um projeto validado pelo Corpo de Bombeiros. O que não havia acontecido.

A Prefeitura de Paranaguá, por meio dos setores envolvidos/secretarias, torna público que não foi procurada oficialmente por veículos de comunicação que noticiaram o contrário e reforça que continuará zelando pelo bem-estar de todos e pelo patrimônio.

Leia também