Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Costureiras de Pontal do Paraná recebem tecidos dos uniformes escolares 

Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná

A Prefeitura de Pontal do Paraná deu mais um passo para produzir no próprio município os uniformes escolares da rede municipal de ensino, no projeto Costurando Sonhos. Na sexta-feira (26) foi entregue um lote de tecidos para abastecer as duas oficinas de costura industrial instaladas pelo município. 

A entrega foi na sede do Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense), em Praia de Leste, que abriga uma das oficinas. A outra foi montada no Centro Praia, no Jardim Canadá. 

O prefeito Rudão Gimenes fez questão de conferir a qualidade dos tecidos (nas cores branco e azul royal) e até ajudou a descarregar, junto com a equipe do Provopar e do Escritório de Compras Públicas. 

Costurando Sonhos

O projeto Costurando Sonhos contempla, além da montagem concluída das duas salas de costura, a produção dos uniformes na cidade para gerar emprego e renda, manter dinheiro circulando na economia local e ofertar uniformes de qualidade aos alunos. O programa foi implantado em etapas por determinação do prefeito.

O município ofertou inicialmente cursos de capacitação básicos e avançados, por meio da Secretaria de Assistência Social e Provopar, ampliando habilidades de 80 costureiras (os), que tiveram apoio total  na formalização das atividades e se tornaram microempreendedores individuais (MEI’s). 

As capacitações e a formalização se deram por meio de parceria envolvendo Agência do Trabalhador, Sala do Empreendedor e Escritório de Compras.

Os tecidos, linhas e aviamentos são fornecidos pela prefeitura e o processo se completará em breve com a confecção dos uniformes, quando os profissionais receberão pelos serviços de corte e costura. Ao final, haverá a distribuição dos uniformes diretamente nas escolas pela Secretaria Municipal de Educação.

Leia também