Denian Couto e Nelson Justus travam duelo sobre Guaratuba na Assembleia
O deputado estadual Denian Couto (Podemos), informou à imprensa que usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (10) “para dizer que Guaratuba vive hoje uma situação dramática por conta de desmandos da gestão anterior”.
O parlamentar subiu na tribuna na primeira sessão ordinária do ano legislativo para rebater o pronunciamento do deputado Nelson Justus (União Brasil), que o criticou momentos antes.
Por sua vez, Justus reagiu às críticas que Couto vem fazendo à herança do seu filho, o ex-prefeito Roberto Justus, na administração da cidade. “Ah, não tem certidões do Tribunal de Contas… grandes coisa, não tem mesmo!”, disse Nelson Justus antes de relacionar uma série de realizações em Guaratuba dos ex-governadores Roberto Requião, Beto Richa, Cida Borghetti e do atual Ratinho Junior nas quais ele teria participação.
Entre outros adjetivos, o veterano deputado, que costuma usar uma linguagem floreada, chamou o político adversário de “little dolphin”, ou “pequeno golfinho”, numa insinuação que Couto é dos políticos que “põem a cabeça para fora, faz uma graça e depois desaparece”.
Um pouco mais duro, sugeriu que o Couto seria um deputado destruidor e não construtor. “O deputado construtor pode até, corre até o risco de chegar a nove mandatos, ou dez mandatos; o destruidor não faz isso, não chega de jeito nenhum”, disse.
A frase pode ser uma indicação de que o decano da Assembleia pretenda tentar mais uma eleição. Ele venceu oito e assumiu o nono mandato como suplente, e pode tentar o décimo em 2026. A expectativa era que deixaria a próxima candidatura para o filho. A derrota em Guaratuba pode ter mudado seus planos, comentam nos bastidores da política.
“Sabotagem administrativa”
“Denian Couto foi bem mais incisivo na resposta. “Sabotagem administrativa, fraude contábil, uso indevido de emendas parlamentares, e falo pouco. O prefeito Mauricio Lense pegou um município em frangalhos”, declarou.
Couto reforçou que o cenário atual só não é pior porque o governador Ratinho Junior agiu rapidamente para atender o município.
O deputado lembra que, no início de janeiro, pouco depois de assumir a prefeitura de Guaratuba, o atual prefeito, Mauricio Lense, anunciou um decreto de emergência administrativa, por conta de problemas encontrados em praticamente todas as áreas, desde falta de serviços e medicamentos a questões burocráticas e de gerenciamento, que comprometem, inclusive, o recebimento de emendas parlamentares e a possibilidade de firmar convênios estaduais e federais.
No texto distribuído à imprensa o deputado de Podemos lembra que Mauricio Lense integra um grupo de oposição, que derrotou o antigo prefeito, Roberto Justus, que ficou no poder por dois mandatos. E Denian Couto fez parte desta aliança.
“Guaratuba vive um novo momento, respira novos ares. E, no que depender de mim, eu vou pra cima. E não é para destruir. É para trabalhar. Se Guaratuba precisa de socorro, eu serei o primeiro a estender a mão. Para a cidade, para o novo governo e para a população”, afirmou.
“Sorry, little dolphin”
O Correio entrou em contato com Nelson Justus, inclusive através de contatos próximos, e não obteve resposta. O espaço segue disponível.
Assista o trecho da sessão da Assembleia com seu pronunciamento (a parti de 1:03:54 – o de Denian Couto começa a 1:35:10)