Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Denúncia aponta que empréstimo do Banco do Brasil para empreendimento foi desviado para compra de avião

O Ministério Público Federal recebeu denúncia de operação privilegiada e desvio de finalidade de recurso de um empréstimo do Banco do Brasil em Santa Catarina. Segundo a denúncia, parte do financiamento de um empreendimento de pessoas ligadas à administração anterior do banco, em vez de ser usada na construção da obra, foi desviada para a compra de um avião do dono de um grupo empresarial.

Mercado Barrageiro dez25-jan26 mob

Casos como este, de contratação de operações de risco pelo Banco do Brasil favorecendo aliados políticos, sem obedecer as exigências legais dos órgãos reguladores, a avaliação de crédito e os interesses negociais do BB começam a aparecer agora durante investigações feitas pela nova administração do banco.

A ingerência – no mínimo que pode ser classificada a operação suspeita – já fora denunciada em fevereiro de 2022 pela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), em relação a favorecimento de gestores aliados do governo anterior. “O Banco do Brasil é fundamental para a economia do país. Não podemos permitir que a ingerência política coloque em risco o equilíbrio desse instrumento que deveria estar contribuindo para a retomada do desenvolvimento e não para agradar parceiros políticos de Bolsonaro”, adiantou o coordenador da CEBB, João Fukunaga.

No caso específico deste empréstimo catarinense, a denúncia aponta que, além de condições especialíssimas do contrato fora do padrão do próprio banco, há ainda outras questões: a variação patrimonial do sócio tomador do recurso, a investigação pelo TCU e pela agência reguladora setorial devido ao atraso da execução da obra, e o uso do dinheiro tomado no BB para compra de um avião para uso particular.

Com a palavra a Controladoria do BB.

Leia também