Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Diversidade marca Conselho de Cultura de Guaratuba

Representantes do artesanato, música, teatro, educação e produção cultural, terceira idade, literatura e cultura gospel foram eleitos, nesta terça-feira (9), para o Conselho Municipal de Cultura de Guaratuba.

O evento começou com três apresentações musicais que deram uma amostra da diversidade artística local que seria repetida na escolha dos conselheiros. Miro da Viola cantou sua aclamada “Guaratuba, Sol e Verão”. Alfredo Farro fez uma homenagem ao seu pai, Chico Farro – músico, compositor e poeta que morreu no último dia 31 –, interpretando duas músicas que cantavam em dupla: o hit curitibano “Ai, ai, ai, ai”, de Mauro Barbosa, e uma versão “caiçara” de “What a Wonderful World”, de Bob Thiele e George David Weiss. Antes de dar sua benção aos presentes, a pastora evangélica Gracia Trentino Ribeiro mostrou seu talento de cantora com um tema gospel, “Dia da Vitória” de Wagner Roberto .

DSC_0296Prefeita – A prefeita Evani Justus compareceu à reunião e falou da necessidade de promover avanços em áreas como a cultura. Há sete anos, as prioridades de sua administração têm sido a recuperação das finanças do Município, a Saúde, a Educação e a Infraestrutura. O saneamento financeiro e os investimentos, afirmou, criaram a base para o desenvolvimento de Guaratuba em outras áreas.

Evani também destacou a importância da participação social através dos conselhos, que foram criados e ganharam relevância nas suas duas gestões.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Nilsa Borges (Bem Estar e promoção Social) e Paulo Pinna (Pesca e Agricultura), e Anderson Ferreira (Assuntos Jurídicos e Segurança Pública).

DSC_0259 DSC_0343Reunião ampliada – A reunião ampliada para eleição do primeiro Conselho Municipal de Cultura de Guaratuba aconteceu na sede da Igreja Missionária da Graça, antigo “Clube 33”, um espaço de cultura e festas. O evento foi conduzido pelo vice-prefeito e secretário de Turismo e Cultura, Vandir Esmaniotto, e pela diretora da Secretaria Debura Aquino.

Três painéis abriram os debates. A procuradora do Município Denise Lopes Silva Gouveia tratou da Lei Municipal nº 1.649 que instituiu o Conselho. O jornalista Heros Fanini fez uma explanação sobre as perspectivas do turismo cultural em Guaratuba. A servidora municipal e secretária-executiva dos Conselho, Shyrleide Lima, falou da estrutura do Sistema nacional de Cultura e da implantação do Sistema Municipal par desenvolver o setor e arrecadar recursos para projetos coletivos e individuais.

DSC_0314 DSC_0328 DSC_0331Os três expositores destacaram a importância da sociedade na definição das políticas públicas e também falaram da necessidade de valorização da cultura local no aspecto social e econômico.

Os Conselheiros – Ao final dos debates, as 76 pessoas presentes elegeram por aclamação quatro membros efetivos do setor não governamental que se dispuseram a participar: o músico Valdomiro Ruiz “Miro da Viola”, o jornalista e escritor Heros Fanini, o artesão Sílvio Sinval de Souza e a pastora e cantora Gracia Trentino Ribeiro. Também por aclamação foram eleitos os quatro suplentes: a artesã Angela Sfendrych, a diretora de teatro e produtora cultural Angela Meschino, a diretora da Faculdade Livre da Melhor Idade Elcely Teresinha Franklin e a educadora cultural Ana Paula dos Reis.

Próximos passos – Os quatro representantes governamentais e seus respectivos suplentes que faltam serão indicados pela prefeita Evani que vai oficializar a composição do Conselho através de um decreto. De acordo com a Lei nº 1.649, eles terão de ser das secretarias de Turismo e Cultura e da Educação, do Creas e da Câmara de Vereadores.

Em seguida, o gestor de Cultura do Município, no caso o secretário Vandir Esmaniotto, vai convocar a primeira reunião do Conselho que elegerá a diretoria: presidência, vice-presidência e secretaria-executiva. Nesta primeira reunião deverá ser definido o calendário de atividades e reuniões do CMC para 2016 e escolhida uma comissão que vai elaborar uma proposta de Regimento Interno.

DSC_0383

DSC_0397

Leia também