Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Em Guaratuba, ressaca afeta principalmente a praia de Caieiras

A ressaca que atingiu no litoral da região Sul teve efeitos em dois pontos de Guaratuba: Caieiras e, com um pouco menos de intensidade, a Praia Central.

O terreno do CPPOM (Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos) é um dos pontos mais afetados.

No site oficial, a Prefeitura ressalta que, “como em outras partes da costa, os efeitos são mais notados em locais que apresentam erosão praia e a falta de cobertura vegetal apropriada (vegetação de restinga)” e que “este tipo de vegetação tem como umas de suas funções fixar areia e proteger o litoral das intrusões marinhas.

A ressaca se deve à formação de um sistema frontal associado a uma região de baixa pressão atmosférica ao largo da costa. Este tipo de evento provoca ventos, formação de ondas em alto-mar e a elevação do nível do mar na costa.

Devido a isto, ocorre o acúmulo de água e a intrusão marinha sobre as praias e nas áreas urbanas em que não há um recuo suficiente para dissipação de energia. Este sistema de baixa pressão tem potencial de gerar ondas de até 3 metros de altura entre as cidades de Rio Grande (RS) e Paranaguá (PR), incluindo o município de Guaratuba, até esta quinta-feira (18).

Fonte e fotos de Caieiras: Prefeitura de Guaratuba

Leia também