Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Escritor paraguaio descansa em Guaratuba antes de palestra

Aníbal Barreto Monzón

Quem está passando férias em Guaratuba é o renomado escritor paraguaio Aníbal Barreto Monzón, autor entre obras de “La dictadura, el exílio, el amor y otras locuras”, publicado em maio de 2015.

Depois das férias com a família Aníbal já tem um compromisso no Brasil. Nos dias 26, 28, 29 e 30 de abril, em Dourados (MS), será um dos palestrantes de um Congresso de Escritores Brasileiros.

Anibal Barreto Monzón nasceu em Karandayty, distrito de Coronel Oviedo, em 23 de julho de 1954. Em 1977, ele abandonou a universidade e o Paraguai por perseguições políticas, retornando no ano seguinte, mas sofrendo uma perseguição por suas ideias e atividades políticas.

Como estudante universitário e na companhia de outros alunos publicou revistas e periódicos estudantis que irritaram terrivelmente as autoridades. Por isso, teve várias passagens pelos calabouços da ditadura. Seu nome figura na lista de vítimas da ditadura no Museo de La Memória, em Assunção. Por seu comportamento político foi expulso de Coronel Oviedo pela polícia política. Foi também dirigente trabalhista.

O seu primeiro livro publicado em 1995 com o título ”Democracia a lo Luque”, uma proposta de um colorido partido divertido. Em 2003, publicou `”El doctor, mi candidato”. Em 2009 publicou a novela ”La vida em pedazos” e “La ley no es zoncera”.

Em março de 2012, na Costa Rica, publicou “La Santa Política” e no mesmo ano também publicou “Me robaram la vida entera”. Em 22 de junho de 2012 foi surpreendido por um golpe parlamentar que superou a sua imaginação deixando a militância política e luta sindical. Aníbal fica em Guaratuba até este sábado (15).

 

 

Leia também