Estudantes constatam aumento da poluição no rio Matinhos durante feriado
Bastou um feriado curto para as condições do rio Matinhos piorarem. Análise feita a manhã desta segunda-feira (8), mostrou redução do oxigênio dissolvido na água e aumento considerável na quantidade de amônia e fosfato.
O monitoramento foi feito por alunos do Colégio Estadual Gabriel de Lara que participam do projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, que busca desenvolver ações socioambientais com professores e estudantes. O projeto é da Sanepar e já chegou a Matinhos, a Morretes e a Antonina.
“Nessa segunda análise os alunos puderam comparar os dados da primeira coleta e verificar o efeito do aumento da população sazonal, em decorrência do feriado de 7 de setembro e seus impactos na qualidade da água”, afirmou Guilherme Zavataro, gestor de Educação Ambiental da Sanepar. Foi observado pelos alunos que ocorreu redução do oxigênio dissolvido na água e aumento considerável na quantidade de amônia e fosfato, parâmetros que são analisados pelo projeto.
O projeto foi assunto de reportagem da TVCI. Assista a reportagem – os nomes de Guilherme Zavataro e do coordenador empresarial da Sanepar, Evaldo Vitorino estão trocados.