Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Estudantes visitam Câmara e fazem pedido para o Coroados

Fotos: Denilson Eduardo Silveira

Os alunos do 6º ano da Escola Estadual Aníbal Khury aprenderam, nesta quinta-feira (26), que as principais funções dos vereadores são legislar e fiscalizar o Poder Executivo. Também souberam que em relação a obras ou serviços na cidade, a única coisa que eles podem fazer é encaminhar pedidos ao prefeito, governo estadual, governo federal ou a empresas e instituições. Poder e verbas para isto, a Câmara não tem.

Foi esta terceira atribuição que eles escolheram para cobrar durante a visita do projeto “Escola do Legislativo”. Entregaram um pedido para a Câmara ajudá-los com a pavimentação da rua de acesso à escola.

O pedido foi feito pela comunidade escolar em nome de todos os moradores do bairro. Segundo o ofício, a falta de pavimento impede que o ônibus escolar chegue até a porta da escola. A Câmara deverá receber o pedido como uma proposição que será votada em plenário para poder ser encaminhada ao Executivo.

Os estudantes também puderam conhecer mais sobre o Legislativo: a diferença entre os três poderes, os nomes dos 13 vereadores, a função da Mesa Diretora, a tramitação dos projetos de lei etc.

As três turmas vieram acompanhadas das professoras Eloise Andreia dos Santos, Roberta Gabardo Nunes e Laura Celia Silva. Foram recebidos pela vereadora Professora Paulina, que coordena o projeto da Câmara.

O Programa Escola do Legislativo encerra neste ano com a participação de alunos do 6º ano do Colégio Estadual Prefeito Joaquim da Silva Mafra, no dia 9 de novembro, e retoma no ano que vem após as férias escolares.

Leia também