Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Ferry boat de Guaratuba voltará a cobrar tarifa no dia 3 de janeiro

Foto: Gustavo Aquino / Correio do Litoral

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que será retomada a cobrança da travessia da Baía de Guaratuba pelo ferry boat a partir da 0h do dia 3 de janeiro. A tarifa base é de R$ 8,90.

A mudança encerra a gratuidade da travessia iniciada em agosto, quando entrou em vigor o novo contrato de operação do serviço. 

Segundo o governo estadual, neste intervalo foram analisados os dispositivos legais que permitiriam a retomada da cobrança, necessária para cobrir parcialmente os custos da travessia, atualmente administrada pelo DER/PR. Pelo novo contrato, a empresa Internacional Marítima recebe cerca de R$ 5,3 milhões por mês do Governo do Paraná, independente da arrecadação ou isenção da tarifa. 

O planejamento é manter a travessia em operação até ser construída a ponte sobre a Baía de Guaratuba, que ainda está na fase de implantação dos canteiros.

De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1,4 milhão de veículos.

Moradores – Permanece a isenção de pagamento da travessia para veículos emplacados e pertencentes a proprietários que moram em Guaratuba, conforme estabelecido pela lei estadual n° 15.749/2007.

Leia também