Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Gaeco prende guarda municipal de Paranaguá em operação contra envolvimento de GMs no tráfico

Operação Esquadro realizou mandados em endereços ligados aos investigados em Paranaguá, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná
Áudio do delegado do Gaeco Paranaguá, Fernando de Carvalho Sant’Ana

O Núcleo de Paranaguá do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, cumpriu na manhã desta segunda-feira, 8 de dezembro, 14 mandados de busca e apreensão no âmbito da segunda fase da Operação Esquadro, que investiga o envolvimento de guardas municipais com o tráfico de drogas.

Os mandados foram executados em endereços ligados aos investigados nos municípios de Paranaguá, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná.

Durante o cumprimento das medidas, expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Paranaguá, um guarda municipal foi preso em flagrante, em posse de drogas (cocaína e maconha) e munições. Na primeira etapa da operação, outro agente já havia sido preso em circunstâncias semelhantes. Ainda durante o cumprimento das ordens judiciais, uma pessoa que seria informante dos guardas municipais foi encaminhada para a confecção de termo circunstanciado pela posse de drogas.

Fotos: MPPR

Drogas desviadas

As investigações tiveram início após o surgimento de informações de que guardas municipais de Paranaguá e outros investigados estariam desviando drogas, dinheiro, armas e celulares apreendidos com criminosos, deixando de apresentar tais itens na Delegacia da Polícia Civil. Os materiais seriam, então, revendidos para terceiros (traficantes), e os valores obtidos divididos entre os agentes públicos. Como reflexo das apurações, cinco guardas municipais foram afastados de suas funções.

Leia também