Gleisi diz que vai reativar Secretaria de Estado do Turismo
A candidata à governadora Gleisi Hoffmann (PT) recebeu na noite desta segunda-feira (22), em Curitiba, da Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), a Agenda Positiva Unificada de Reivindicações para o Turismo Paranaense. A candidata reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do turismo paranaense.
Entre as demandas da entidade está a implementação de políticas de planejamento estratégico para o setor e a promoção dos destinos turísticos do estado.
A Câmara defende também a reativação da Secretaria de Estado do Turismo, a construção de um Centro de Convenções de Curitiba, obras de infraestrutura e a redução da carga tributária.
Gleisi lamentou o descaso do governo estadual com o turismo paranaense. Ela lembrou que o estado é o segundo destino turístico do país, atrás apenas do Rio de Janeiro, e ainda assim o candidato à reeleição extinguiu a Secretaria do Turismo.
“Vamos reestruturar a secretaria e colocar em prática uma visão de desenvolvimento de médio e longo prazo. Nós podemos aproveitar o fluxo de turistas de Foz do Iguaçu e fazer com que eles visitem também outros destinos do nosso estado” disse Gleisi.
A candidata enfatizou as obras de infraestrutura do governo federal no Paraná, como a ampliação e modernização do aeroporto Afonso Pena. Ela afirmou que seu governo vai priorizar o diálogo com as entidades representativas.
“Turismo é uma fonte de desenvolvimento econômico sustentável, gera emprego e riqueza para nosso estado. Vamos estudar com muita atenção as propostas da Fecomércio e trabalhar muito para estimular o desenvolvimento deste setor no Paraná.”
O documento foi entregue pelo presidente da Fecomércio, Darci Piana, e demais diretores da entidade: João Jacob Mehl, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA); Pedro Kempe, diretor da Associação Brasileira de Agência de Turismo (ABAV-PR); Jilcy Mara Joly Rink, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR); Ricardo Bock, executivo da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH); Adonai Aires de Arruda, presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (SEAC) e Isac Gervásio, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Paraná (Sindetur). O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, também participou do evento.