Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Goura entrega menção honrosa da Alep pelos 20 anos da Associação MarBrasil

Foto: Gabriel Marchi

O deputado estadual Goura (PDT) entrega, nesta segunda-feira (8), Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para a Associação MarBrasil, pelos seus 20 anos de atuação no litoral do estado. Com sede em Pontal do Paraná, a ONG atua com projetos de conservação da biodiversidade marinha, pesquisa científica e educação ambiental no território da Grande Reserva Mata Atlântica.

“Queremos também homenagear as pessoas que fazem a MarBrasil. Eles são profissionais e cidadãos comprometidos com a proteção, a conservação e a recuperação desses ambientes de forma a proporcionar o desenvolvimento sócio econômico sustentável e preservação dos bens e valores culturais da costa brasileira”, ressaltou Goura.

História – Fundada por pesquisadores da UFPR em 2004, a Associação MarBrasil deu início ao Projeto RAM – Recifes Artificiais Marinhos. O projeto instalou cerca de duas mil estruturas de concreto entre o Arquipélago de Currais (agora Parque Nacional Marinho) e as Ilhas Itacolomis, formando o conhecido ponto “Parque dos Meros”. Longe da costa também foram afundadas mais duas balsas graneleiras para este fim. 

Os nossos pescadores artesanais estavam muito vulneráveis à pesca comercial de arrasto principalmente vinda de Santa Catarina e São Paulo. Fizemos então o projeto de recifes artificiais que também era, ao mesmo tempo, um sistema antiarrasto, para evitar um pouco a pesca comercial de grande porte”, relembra o fundador da MarBrasil, Frederico Pereira Brandini.

A iniciativa contribuiu para proteger e aumentar a presença da fauna marinha e na proteção de espécies ameaçadas. Em 2012, com o Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar), a Associação MarBrasil instalou 5500 estruturas de concreto para a manutenção e recuperação da biodiversidade marinha, paralelos à costa de Pontal do Paraná, sendo este o primeiro projeto do Brasil de recifes artificiais com licença do Ibama. 

Atualidade – O Rebimar está entre os principais projetos em andamento da MarBrasil. Nos últimos anos, o programa compilou uma base de dados abrangente e inédita para avaliar a saúde da Grande Reserva Mata Atlântica. Isso envolve o estudo das condições da água, do solo, da fauna e da vegetação costeira, incluindo os manguezais. A iniciativa conta com a colaboração de cientistas de várias instituições de ensino superior do estado, com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal. 

Outros projetos da Associação MarBrasil:

  • Projeto Tintuteira: Determinação de áreas berçários dos Tubarões-tigre ou tintureira como ferramenta para a conservação, e conscientização de pescadores artesanais para evitar a captura da espécie.
  • Projeto Biota: Recentemente concluído, culminou num belíssimo livro digital que pode ser baixado gratuitamente aqui. O Biota monitorou espécies como tartaruga-verde, o peixe mero, vários tubarões e a raia-manta desde 2019. 
  • Conservação da Toninha: Destinado ao estudo e conservação da Toninha, o golfinho costeiro mais ameaçado no Oceano Atlântico Sul. 
  • ParnaCam:  Monitoramento por vídeo, coleta de dados e valorização do Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais.

O oceanógrafo Frederico Brandini expressou sua gratidão pelo reconhecimento destacando o compromisso e a dedicação da equipe da MarBrasil ao longo das décadas: “Para mim, é um motivo de orgulho depois de tanta luta ver onde chegamos. Nossa equipe foi escolhida a dedo, com pessoas honestas e comprometidas com a questão ambiental, o que atraiu investidores e nos colocou no mesmo patamar de grandes ONGs nacionais.”

Este reconhecimento reafirma o compromisso do Deputado Goura com o fortalecimento do turismo na costa paranaense, com a geração de emprego e renda para a população da região e com a qualidade de vida das comunidades litorâneas, afinal, tudo isso está diretamente ligado à conservação do patrimônio natural do litoral do Paraná, objetivo central da MarBrasil“. Juliano Dobis, diretor financeiro da Associação MarBrasil.

Peixe Mero, ameaçado de extinção, encontra abrigo seguro entre recifes artificiais instalado pela Associação MarBrasil | foto: Robin Loose
Leia também