Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Governo do Paraná prorroga as medidas contra a covid

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Governo do Estado do Paraná renovou até 31 de outubro as orientações atuais sobre a pandemia. O Decreto 9.095/2021 foi assinada pelo governador em exercício Darci Piana nesta sexta-feira (15).

Segundo o documento, a realização de eventos segue permitida, desde que em acordo com as regras estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em espaços abertos, para público exclusivamente sentado ou delimitado, a capacidade máxima de lotação é de 60% do previsto para o local, desde que não exceda 5 mil pessoas.

Em ambientes fechados, também com público exclusivamente sentado ou delimitado, a regra delimita capacidade máxima de lotação de 50% do previsto para o local, desde que não ultrapasse 2 mil pessoas.

Organizadores desses eventos precisam exigir o comprovante de vacinação ou um teste negativo para Covid-19 dos participantes, com no máximo 48 horas de antecedência.

As restrições também seguem as mesmas, permanecendo proibida a realização presencial dos eventos, de qualquer tipo, que possuam uma ou mais das seguintes características:
em local fechado que não tenha sistema de climatização com renovação do ar e plano de manutenção, operação e controle atualizados;
que demandem a permanência do público em pé durante sua realização;
com duração superior a 6 horas;
que não consigam garantir o controle de público no local ou que possam atrair presença de público superior àquele determinado nesta norma, como exposições e festivais;
de caráter internacional;
realizados em locais não autorizados para esse fim;
e que não atendam os critérios previstos nesta legislação e demais normativas vigentes.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde nesta sexta-feira (15), o Paraná soma 1.527.680 casos confirmados da doença e 39.531 óbitos.

Há 462 pacientes com diagnóstico confirmado de covid-19 internados. São 363 em leitos SUS (226 em UTIs e 137 em clínicos/enfermarias) e 99 em leitos da rede particular (55 em UTIs e 44 em clínicos/enfermarias).

Leia também