Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba dará título de cidadão a Mounir Chaowiche

A Câmara de Guaratuba aprovou nesta segunda-feira (2), o título de Cidadão Honorário ao presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, e a denominação de uma travessa no centro da cidade de “Rua José Carlos Gonçalves”, em homenagem ao ex-vereador Joia.

O título de cidadão – PL 595, de autoria do vereador Laudi Tato – teve votação única e foi aprovado com três votos contrários (dos vereadores Mauricio Lense, Maria do Neno e Artur Santos) e uma ausência (do vereador Itamar Junior). Foram sete votos a favor (Tato, Raul Chaves, Juarez Galego, Ana Maria Correia, Cátia do Doro, Sergio Braga e Fabio Chaves). O presidente Mordecai Magalhães de Oliveira só poderia votar se houvesse empate, mas destacou que também apoia o título de cidadão. Além de dar continuidade aos investimentos que vem sendo feitos nos últimos anos pela Sanepar em Guaratuba, Chaowiche, ampliou a rede de esgoto para a Barra do Saí e determinou estudos para levar a rede de captação até a comunidade de Caieiras, destacou Oliveira.

A homenagem ao vereador Joia, falecido em 2012 depois de ter sido reeleito – PL 598, de autoria de Almir Troyner – foi aprovado em segunda votação. Os dois projetos seguem para sanção da prefeita Evani Justus.

Pareceres – Na mesma sessão, foram aprovados dois pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação aos projetos de lei 1.405 e 599. O segundo (PL 599), de autoria de Artur Santos, institui em abril o “Mês da Cultura Caiçara”. O primeiro (PL 1.405), remaneja recursos do Orçamento para a Secretaria da Pesca e Agricultura construir a “Feira da Pesca Artesanal”. São cerca de R$ 60 mil cancelados do Gabinete do secretário de Finanças e Planejamento. Este projeto foi encaminhado para ser analisado pela Comissão de Finanças e Orçamento.

No início da sessão, a Tribuna Livre aberta à população na primeira reunião de cada mês, foi utilizada pelo pescador Dionel Vicente, que apresentou as reivindicações do setor. Na Tribuna dos vereadores, fizeram uso da palavra Almir Troyner, Laudi Tato e Itamar Junior.

Foram aprovadas diversas proposições dos vereadores, a maioria de obras e serviços em ruas como manutenção, patrolamento, ensaibramento e pavimentação.

Na Palavra Livre, o líder da prefeita na Câmara, Tato, anunciou a provação pelo Ministério das Cidades o projeto de revitalização da praça Coronel Alexandre Mafra (Praça Central) e seu entorno. Tato também anunciou a nomeação de Élcio Adélio Veiga, até então responsável pelo aterro sanitário do município, como secretário municipal do Meio Ambiente, em substituição a Vicente Variani, que deve concorrer a uma vaga na Câmara.

Leia também