Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba faz 11ª reunião sobre Plano Diretor

Na tarde da próxima terça-feira (28), a Prefeitura de Guaratuba promove mais um encontro para debater o novo Plano Diretor do Município.

A reunião técnica é aberta a toda população contará com apresentação sobre os aspectos ambientais do projeto.

O Plano Diretor define a ocupação do solo, as permissões de atividades empresariais em cada região, o potencial construtivo nos terrenos, a abertura de vias etc. Tem grande influência no mercado imobiliário pois estabelece onde pode e não podem ser construídos edifícios e o limite de pavimentos que podem ser erguidos em cada zona. Também define para onde a cidade pode crescer e o modelo de desenvolvimento urbano. Ou seja, quais os imóveis serão mais valorizados e em que cidade iremos viver nos próximos anos.

Tem de ser revisto a cada dez anos. O Plano Diretor de Guaratuba foi referendado pelo Conselho do Litoral somente em 2014. Mas as leis que o compõem são de 2005 – com algumas alterações feitas em 2009 e 2012.

A reunião da próxima semana é a penúltima da série de debates com comunidades e segmentos específicos, antes de começarem as audiências públicas. Desde o dia 3 de março, a Prefeitura promoveu dez reuniões para as quais convidou o Instituto Guajú, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, a Faculdade Isepe, a Acig, a Colônia dos Pescadores, IAP, ICMBio, UFPR Litoral, Corpo de Bombeiros, Associação de Corretores de Imóveis, Associação de Moradores de Caieiras, Associação de Maricultores, Associação de Skatistas, Sanepar e associações de moradores da área rural.

Os documentos do Plano Diretor estão no site da Prefeitura. Acesse aqui e conheça, entre outros detalhes, o documento base (diagnóstico) e o resumo das propostas feitas na consulta pública realizada em 2016.

No dia 5 de maio, acontece mais uma reunião técnica, também aberta ao público.

Reunião sobre o Plano Diretor de Guaratuba

Terça-feira, dia 28
14h
Auditório da Prefeitura, na rua Dr João Cândido, 380
Aberta a toda a população

 

Leia também