Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guaratuba reabre escola rural no Empanturrado

D. Luciane e Murilo

A Escola Rural Municipal Geraldina Leonarda da Silva, na localidade do Empanturrado, foi reaberta para atender os 14 alunos da comunidade. E também Murilo Costa, de 8 anos, que neste mês de abril veio transferido da Escola do Descoberto, cerca de 7 quilômetros de distância dali, também na área rural.

Murilo estuda no 3º ano e é o 15º aluno da escola. Sua mãe, Luciane de Freitas Costa, diz que o filho está muito feliz porque vai estudar na mesma escola onde ficam seus amigos e onde também estudaram os irmãos mais velhos. Para chegar a escola, Murilo pega uma kombi escolar que atende a região.

Neste ano de reabertura, a escola tem 2 professoras e 1 estagiária e atende crianças do 2º ao 5º ano já que não teve nenhuma criança matriculada no 1º ano. Para ser reaberta, a escola precisou passar por uma reforma, receber pintura e melhorias. A obra foi realizada com mão de obra da Secretaria de Educação e custou R$ 25 mil. Conta com 2 salas de aula, 2 banheiros, 1 cozinha, 1 dispensa e 1 refeitório.

A reinauguração da escola rural foi comemorada nesta quinta-feira (25), por se tratar da semana de comemorações dos 248 anos de Guaratuba. O evento contou com a presença de secretários municipais, professores, alunos e pais de alunos e pessoas da comunidade.

A reinaugurar a escola rural, o prefeito Roberto Justus destacou os investimentos do Município na Educação, que junto com as melhorias na Saúde e as conquistas na Segurança foram as prioridades nos últimos dois anos.

Escola Sebastião Silveira

Nesta sexta-feira (26), o prefeito, a secretária de Educação Cátia Regina Silvano, demais secretários, professores e a comunidade comemoraram mais uma conquista para o setor: a inauguração de três novas salas construídas na Escola Municipal Sebastião Silveira de Souza, no bairro Eliane.

A solenidade começou com uma apresentação de alunos sobre o “Descobrimento” do Brasil/Pindorama pelos portugueses, com destaque aos indígenas. Em sua fala, o prefeito reafirmou eu compromisso com a qualidade na Educação.

A Escola do Eliane ganhou mais uma sala de aula, uma sala para Secretaria Escolar e uma sala para Direção. O valor investido foi de aproximadamente R$ 175 mil. A construção de uma sala de aula amplia a capacidade de atendimento que era de 180 alunos em 2018 para 230 alunos.

Investimentos na Educação

De acordo com a Prefeitura, estas obras representam parte das melhorias na Educação. No último ano, houve ampliação e reforma em diversas instituições. No bairro Coroados, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Josefa Lopes – Amor e Carinho teve as salas foram reformadas, com troca de telhado, piso e pintura nova. Além disso, foram construídas novas salas, ampliando o atendimento em 40 vagas.

No CMEI Mirim foi feita uma reforma geral e foram construídas 2 salas, com a criação de novas de 30 vagas. No CMEI Peixinho Dourado, no Piçarras, foi feita uma reforma geral, com a construção de 2 novas salas, proporcionando mais 60 vagas. No CMEI Silmara Farias de Souza, no Cohapar, foram abertas 20 novas vagas.

As escolas municipais Heinz Wittitz, no Canela, Iraci Miranda Kruger, na Prainha, e Plácido e Silva, no Brejatuba, foram reformadas e ganharam nova pintura. Na Escola Municipal Adolpho Vercesi, no bairro Piçarras, foi realizada a reforma geral do prédio com troca de calhas, janelas, sistema de drenagem no pátio etc. Foi feita pintura interna e externa.

Na área rural, em 2018, a Prefeitura também reabriu a Escola Rural do Limeira e implantou a Educação Infantil nas Escolas do Descoberto, Caovi, Rio Bonito e também no Limeira.

Fonte e fotos: Prefeitura de Guaratuba

Leia também