Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

IBGE inicia Pesquisa de Demografia e Saúde no Litoral do Paraná

A pedido do Correio, Wemerson e Margot (de coletes) posam para fotos (simulando, com colegas do IBGE, entrevistas do PNDS). São eles que irão bater na sua porta.

O IBGE está iniciando hoje, (quarta-feira, 18) a coleta da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023 no Litoral do Paraná.

Nos próximos meses serão entrevistados 120 domicílios em Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. Em Paranaguá, a pesquisa será feita na Vila dos Comerciários, no São Vicente e no Beira-Rio. “Pedimos que os moradores destes bairros e municípios que forem solicitados a responder à pesquisa, que recebam bem os entrevistadores do IBGE”, diz Ana Lívia Kasseboehmer, chefe da agência do IBGE em Paranaguá.

O levantamento está sendo feito em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, agentes de coleta vão visitar aproximadamente 133 mil domicílios, distribuídos em mais de 2.500 municípios.

Essa pesquisa é feita em domicílios selecionados, por amostragem. Cada domicílio escolhido para responder à pesquisa representa vários outros, dentro de critérios específicos do IBGE, para dar a maior relevância possível aos dados coletados.

Cada pergunta do questionário levanta uma informação essencial sobre saúde, educação, acesso a serviços públicos, além de apurar dados sobre fecundidade e planejamento familiar da população. 

Essas informações servirão para orientar o planejamento de políticas públicas de saúde, educação, além de prever as demandas sociais a serem trabalhadas desde agora, conforme os dados de formação familiar que o IBGE levantar.

Sigilo e relevância

“Todos os dados coletados são anônimos, sigilosos, e servem apenas para fins estatísticos”, explica Margot Nóbrega, da supervisão de coleta e qualidade da agência do IBGE.

A lei exige que qualquer pesquisa do IBGE seja respondida pelo informante selecionado. “De qualquer forma, essa é uma oportunidade única de dar voz a um cidadão escolhido como representante de muitos outros, já que são os maiores interessados na relevância das informações prestadas”, completa Ana Lívia Kasseboehmer.

Entrevistadores estarão identificados

Os entrevistadores do IBGE estarão devidamente identificados com o crachá e dados para consulta do informante junto ao IBGE, para segurança de todos. Inicialmente, o levantamento será feito por Margot Nóbrega e Wemerson da Cunha, do escritório de Paranaguá.

A identidade do entrevistador que bater na porta pode ser conferido no site https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html

Leia também