Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Inverno mais frio no começo e com mais chuvas no final

inverno2015A previsão do Instituto Simepar para o inverno, é de uma estação um pouco mais fria do que a média histórica nos dois primeiros meses típica e mais quente e chuvosa que a média no final.

O inverno começou às 13h38 deste domingo e termina às 5h20 do dia 23 de setembro.

Assim como no restante do Paraná, a previsão para o Litoral é de tempo mais seco e frio, característica da estação, nos dois primeiros meses. A precipitação deverá ficar na média histórica elástica entre 60mm e 160mm, em junho, de 40mm a 90mm em agosto, e de 100mm a 200mm em setembro.

Mas em setembro, tudo muda. Leia a a previsão do Simepar.

I – Precipitação: O regime das chuvas deverá se manter dentro dos valores médios para os dois primeiros meses no Paraná e uma tendência de ficar acima da média para setembro pois a se confirmar a tendência da maioria dos modelos numéricos o El Niño deve se intensificar nos próximos meses.

II – Temperaturas: Para o próximo trimestre a tendência é a de que fiquem dentro a
ligeiramente abaixo da média no início da estação (mais frio) contudo, com a expectativa de aumento da nebulosidade em setembro estas devem apresentar um comportamento inverso, ou seja, devem ficar acima da média. Há maior possibilidade para a formação de geadas no início da estação entretanto a previsibilidade para o risco de geadas é de até 72 h de antecedência.

inverno-2015-chuvaetemperatura

 

Leia também