Lancha dará mais autonomia para pesquisas do CEM
O Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM) ganhou uma laancha para realizar pesquisas e trabalhos acadêmicos.
A embarcação permitirá que alunos, professores, pesquisadores, tanto do CEM, como de outros cursos, dos diversos campis da UFPR, possam explorar águas mais distantes e mais profundas do que nunca.
Localizado à beira-mar, no balneário de Pontal do Sul, município de Pontal do Paraná, o CEM abriga hoje, além das atividades de pesquisa, diversos cursos de graduação: Oceanografia, Engenharia de Aquicultura, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária e licenciatura em Ciências Exatas, além da pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos.
Segundo o professor e diretor do CEM, Mauricio Almeida Noernberg (foto acima), um novo horizonte se abre tanto na pesquisa como no ensino. A embarcação permite avanços na plataforma continental e com mais autonomia para trabalhos em alto mar.
Os recursos para a compra da lancha, batizada de ODIN II, veio do CT-Infra e da própria UFPR. A aquisição deixou a comunidade universitária entusiasmada.
Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho (foto acima), que foi até Pontal do Paraná conferir de perto a embarcação, é a UFPR que vem cumprindo seu papel no projeto de transformação da universidade.
Agradeceu a toda comunidade acadêmica, e salientou que o compromisso com a expansão da UFPR, trouxe as dores do crescimento, que impõs alguns sacrifícios, e trouxe também grandes realizações. Agora no final de sua gestão, não tem dúvidas, que valeu a pena, tudo pela paixão que todos tem pela Universidade Federal do Paraná.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação Social da UFPR