Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral tem 6 casos de coronavírus. Paraná, 7 mortos.

Sobem para 6 o número de pessoas com coronavírus no Litoral. São 4 pessoas em Paranaguá e 2 em Matinhos. De ontem para hoje, o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra mais um caso em Matinhos e dois em Paranaguá. A Prefeitura de Mtinhos informou que o segundo paciente, é uma mulher de 58 anos, moradora dos balneários. A paciente buscou atendimento em Curitiba no setor privado no Hospital Sugisawa, na quinta dia (2) e teve a confirmação neste sábado por meio de exame laboratorial.” O Setor de Epidemiologia do Município já iniciou a investigação epidemiológica para identificação e quarentena dos contactantes”, diz a Prefeitura.

Um dos novos casos de Paranaguá é de uma funcionária administrativa do Hospital Regional do Litoral, de 30 anos. E o outro de um homem de 63 anos que fez um cruzeiro pela costa brasileira.

O único caso em investigação é em Guaratuba, que já teve 14 exames com resultado negativo.

Paraná –  Em todo o Estado são 395 pessoas contaminadas e 7 mortas. Em um dia morreram dois homens. Um deles, de Cianorte, tinha 80 anos e teve o diagnóstico confirmado na quinta-feira (2). O outro, de Quatiguá, de 65 anos, na terça (31).

Contando os casos dignosticados no Paraná de residentes de outros estado ou país, são 401 pesoas com a doença covi-19.

Os novos pacientes residem em Curitiba (38), Cascavel (14), Campo Largo (3), Lapa (1), Matinhos (1), Fazenda Rio Grande (1), Palmas (1), Pato Branco (1), Chopinzinho (1), Londrina (8), Palmeira (1), Castro (1), Ponta Grossa (1), São José dos Pinhais (1), Paranaguá (2), Foz do Iguaçu (2), Sarandi (1), Maringá (4), Colombo (3), Assis Chateaubriand (1), Campina Grande do Sul (1), Araruna (1), Campo Mourão (2), Pinhão (1), Guaraniaçu (2) e Ibema (1).

Dos pacientes, 77 estão internados, 47 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 30 em leitos clínicos.

Transmissão localizada – O Ministério da Saúde destacou em Boletim Epidemiológico (nº 6) que “avalia o risco nacional como muito alto”. A avaliação considera que a pandemia de Covid-19 é dividida em quatro fases epidêmicas: transmissão localizada, aceleração descontrolada, desaceleração e controle e que, no momento, o Brasil se encontra na fase de transmissão localizada na maior parte do País.

Por isso, o risco é alto, ressalta a publicação do ministério, que orienta os Estados a implementarem medidas de distanciamento social ampliadas.

Confira o boletim da Sesa

Leia também