Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Marinha intensifica fiscalização de embarcações na Operação Verão

Imagem ilustrativa: Marinha do Braisl / Divulgação

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), iniciou, na sexta-feira (15), a Operação Verão 2023-2024. O trabalho consiste na conscientização de condutores e passageiros quanto à segurança, à prevenção da poluição ambiental e na fiscalização do tráfego aquaviário no Litoral e nas águas interiores do estado. 

A CPPR intensifica as ações de inspeção naval nos polos de Paranaguá, Pontal do Paraná e Guaratuba, áreas de maior concentração de embarcações. 

A Operação se concentra no período de dezembro/2023 a fevereiro/2024, que compreende as festividades de fim de ano e o verão, quando é observado expressivo aumento da atividade náutica. 

Neste período serão feitas abordagens para orientar e fiscalizar os condutores com relação à habilitação, conferir a regularidade da documentação de registro das embarcações e verificar a existência e validade de itens de segurança e salvatagem, como extintores de incêndio, coletes salva-vidas, boias, luzes de navegação, entre outros.  

Navseg – A Operação Verão 2023-2024 também vai incentivar a utilização do aplicativo Navseg, desenvolvido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), em parceria com o Ministério do Turismo. 

O aplicativo, disponível para smartphones Andoid e IOs, permite que condutores de embarcações de pequeno e médio porte registrem seus Planos de Viagem, que servirão de subsídio para a Autoridade Marítima, caso haja necessidade de acionamento em uma situação de perigo à vida. 

Telefones – A CPPR disponibiliza o Disque-Segurança da Navegação, (41) 3721-1542, para comunicação de irregularidades com embarcações, como manobras perigosas; falta de itens de segurança; condutores alcoolizados; e problemas com coletes salva-vidas ou na habilitação dos condutores. A Marinha do Brasil disponibiliza ainda o telefone 185 para emergências náuticas. 

Leia também