Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

MST deixa Garuva e transfere acampamento para Araquari

O novo acampamento começou a ser montado na madrugada de terça-feira – Imagem do vídeo de Andre Buzzi / NSC TV

O novo acampamento começou a ser montado na madrugada de terça-feira – Imagem do vídeo de Andre Buzzi / NSC TVAs famílias do Movimento dos Sem Terra (MST) que estão deixando uma área na Mina Velha, em Garuva, ocuparam uma propriedade em Araquari, também na região de Joinville. O denominado Acampamento Egídio Brunetto, tem novo endereço.

Eles cumpriram a determinação judicial de deixar a fazenda Ouro Verde, sem conseguirem que o Incra fizesse um estudo da viabilidade de desapropriação da área que havia sido prometido aos sem terra. Segundo o MST, a área que ocupavam, na divisa entre Santa catarina e o Paraná e nos limites de Garuva e Guaratuba, faz parte de um latifúndio improdutivo de cerca de 100 hectares. A parte ocupada foi aluga a cerca de um ano.

Cerca de 150 famílias vão acampar em uma na Estrada Porto Grande, em Corveta, zona rural de Araquari. As famílias, começaram a chegar na madrugada de terça-feira (22), a medida que deixavam a área em Garuva. São agricultores e desempregados de Garuva, Joinville, Jaraguá do Sul e Araquari.

O MST afirma que a área, pertencente à empresa Florasa, que comercializa plantas ornamentais, está abandonada há mais de quatro anos e inclusive está a venda.

O MST quer pressionar o Incra para desapropriar a terra. As famílias querem continuar o cultivo das plantas que ainda estão na área, e diversificar a produção com hortaliças, verduras, pecuária e produção de mel.

Redação do Correio com informações de A Notícia, NSC TV e G1 Santa Catarina

Leia também