Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Náufragos são salvos pelo Corpo de Bombeiros em Guaratuba

Um grupo de cinco pessoas passou por um grande susto no mar de Guaratuba na noite de quarta-feira (11).

Pouco antes das 19h, a embarcação em que estavam afundou e eles ficaram à deriva, no escuro. Todos trajavam coletes salva-vidas, o que garantiu sua sobrevivência e facilitou o salvamento.

O pedido de socorro veio dos próprios náufragos, que possuíam um telefone celular em funcionamento e conseguiram passar os dados para orientação. Para alcançá-los, a equipe pediu que ligassem a lanterna do celular e, muito ao longe, o bombeiro militar que pilotava a motoaquática da corporação avistou o sinal luminoso e chegou até o grupo.

Há aproximadamente 3 quilômetros da costa (circulo verde da imagem), três dos ocupantes permaneciam flutuando com os coletes no mar, aguardando socorro, enquanto dois haviam saído nadando em direção à terra para pedir socorro. Os três foram retirados pelo jetski e pelo barco inflável dos Bombeiros e foram encaminhados para a praia, onde um quarto integrante já aguardava em segurança.

Então iniciaram-se as buscas ao quinto e último integrante do grupo, que havia ficado para trás na natação. A escuridão do horário era um fator de grande dificuldade, porém os soldados BM Viana e Rossi persistiram até localizar a vítima, que nadava sozinha, ainda de colete flutuante, há aproximadamente 400 metros da areia (circulo azul da imagem), na região próxima à Praia Central de Guaratuba. Ele foi, então, embarcado e levado para junto dos demais amigos.

Tudo terminou bem, em grande parte porque os resgatados fizeram a utilização dos equipamentos de segurança e mantiveram a calma, apesar das condições adversas. O Corpo de Bombeiros orienta: ao embarcar em lanchas, jetskis e outros, sempre utilize o colete salva-vidas. Caso caia na água, mantenha a calma, permaneça flutuando e peça ajuda. Auxilie crianças e pessoas com dificuldade, apenas depois de estar devidamente equipado e seguro.

Texto e imagem: Tenente Virgínia Turra / Oficial de Comunicação Social do 8º Grupamento de Bombeiros – Litoral

Leia também