Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

O que significa para os brasileiros a redução do desemprego?

Texto de Arilson Chiorato*

Quando li a notícia: “Desemprego fecha 2º trimestre em 6,9%, menor taxa para o período em 10 anos”, na última quarta-feira, dia 31, pensei: o que isso significa aos brasileiros? Com certeza, significa muito, porque o trabalho, quando remunerado de forma justa, significa comida na mesa, significa que as crianças estão melhor nutridas, significa redução de gastos com saúde e educação, significa, acima de tudo, que a vida dos brasileiros está melhorando. Os brasileiros estão mais felizes.

Detran Julho 2025

Os dados divulgados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada na última quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e merecem ser comemorados. Neste contexto, compartilho uma conversa que tive em São João do Ivaí, no interior do Paraná, com um advogado e amigo, em meados de 2022. Na ocasião, ele contou que um fazendeiro local disse que a situação estava boa para ele, porque estava conseguindo contratar “peão” para trabalhar por R$ 100 a diária, coisa que antes (no tempo do Lula) não conseguia.

Esse comentário – infeliz e reflexo de um país escravocrata que se acostumou a valorizar bens materiais, e não o trabalhador, em especial braçal – parece natural e justo para um grupo de pessoas, como do ex-ministro de Economia e banqueiro Paulo Guedes, que atacou incansavelmente os direitos trabalhistas, com a promessa de mais empregos, o que não aconteceu. Da mesma forma, alimentou um discurso mentiroso que MEI (microempreendedor individual, sem 13º, férias e seguridade social) é empresário. Não é. Precisamos pôr fim, de vez, a essa falácia.

Ao mesmo tempo em que vemos o desemprego cair, vemos também uma queda expressiva no número de pessoas (24,4 milhões) que deixaram a situação de fome em 2023. Ou seja, com mais dinheiro no bolso, os brasileiros conseguem comer melhor. Além disso, sabemos que a fome crônica, causa desaceleração ou interrupção do crescimento, anemia, raquitismo, fadiga, depressão e baixa imunidade. E, nas crianças, a anemia ferropriva pode causar prejuízos no desenvolvimento cognitivo, levando à dificuldade de aprendizado.

Essas informações não resumem a grandiosidade que um direito, o direito ao trabalho, pode ter na vida de uma pessoa. Então, eu comemoro, e muito, a queda do desemprego, da fome e sinto que valeu a luta para ver o Brasil feliz de novo, com Lula, um presidente que pensa, de verdade, nos brasileiros.

*Arislon Chiorato é deputado estadual e presidente do PT-PR

Leia também