Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

O sexismo na política e o exemplo de Evani Justus

heros-coluna-peqSaiu recentemente no jornal The New York Times matéria sobre a baixa representatividade das mulheres brasileiras na política.

Com o impeachment da Dilma, as feministas mais radicais saíram dizendo aos 4 ventos que o afastamento da ex-presidente somente aconteceu por que ela era mulher. Bobagem.

“O afastamento de Dilma teve origem em sua incompetência e suas políticas falhas” afirmou Marina Silva, outra mulher brasileira que está na política a longo tempo e não se esconde atrás do sexo para arrumar culpados por seus erros.

Realmente a representatividade da mulher brasileira é baixa na política. Só para citar um exemplo, na Câmara dos Deputados somente 51 são mulheres em um universo de 513 Deputados, ou seja, somente 10%. É muito pouco.

Mas está mudando. Por exemplo: no Brasil tem 51 cidades que só tem candidatas mulheres a Prefeito além de que 33% dos candidatos a vereador pelo Brasil afora são mulheres. Sem contar que uma mulher, Carmem Lúcia, assumiu recentemente a presidência do Supremo Tribunal Federal, cargo máximo da justiça no Brasil.

Para citarmos um exemplo próximo de nós temos o da Prefeita Evani Justus. Em 2009, Evani assumiu o cargo máximo de nossa cidade sobre os olhares desconfiados da população pois ela não tinha experiência alguma na vida pública.

Contrariando a tudo e a todos, Evani Justus fez um trabalho exemplar que começou com o saneamento das finanças municipais que estavam na penúria, passou pelo trabalho intenso de asfaltamento e saneamento básico em Guaratuba alcançando 92% de esgotamento sanitário, número de cidade de primeiro mundo. Aleluia!

Goste-se ou não do seu jeito franco e sincero, Evani Justus chacoalhou Guaratuba colocando a cidade novamente nos trilhos com austeridade e muito trabalho.

Claro que uma cidade nunca está pronta e ainda tem muito que fazer em Guaratuba, mas o embalo já foi dado. Basta continuar administrando a cidade como todos devem fazer com o orçamento doméstico: não gastando mais do que arrecada, pagando seus compromissos em dia para ter a certidões necessárias para firmar parcerias com Governo Estadual e Federal e principalmente, trabalhar com muita dedicação e amor sabendo que estamos construindo uma cidade melhor para as próximas gerações.

Com este belo exemplo dado tão próximo de nós, resta torcer para que as mulheres continuem participando da vida pública com mais intensidade pois capacidade e determinação elas tem de sobra.

Todos nós agradecemos, homens e mulheres.

É isto aí prezado leitor. Até a semana que vem. Abraço!

 

Leia também