Obras nos molhes de Pontal do Sul já estão em andamento

Começaram as obras de requalificação dos molhes em Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná. Com um investimento aproximado de R$ 10 milhões, a intervenção busca conter o assoreamento do canal, garantir mais segurança à navegação e melhorar o acesso à Ilha do Mel.
A estrutura é fundamental para o transporte de passageiros, turismo e atividades pesqueiras na região. O projeto prevê a instalação de sinalização náutica nos dois lados do canal e a construção de uma passarela com quase 150 metros de extensão sobre o molhe.
A nova passagem vai facilitar a circulação de moradores e visitantes, além de funcionar como novo atrativo turístico no litoral.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, destaca que a obra atende a uma demanda antiga da comunidade. “Estamos fazendo a requalificação dos molhes, uma obra que vai trazer mais segurança para a navegação e acabar com as erosões aqui no Canto das Pedras. Além disso, vamos criar um novo ponto turístico: serão mais de 150 metros de molhe com uma passarela para as pessoas caminharem e aproveitarem o pôr do sol”.
Esses molhes foram construídos na década de 70 e, agora, com o apoio do Governo do Ratinho Junior, estamos recuperando essa estrutura importante para a população.”
A fase inicial dos trabalhos já está em execução e inclui o monitoramento da fauna e o levantamento batimétrico da área. Essas etapas técnicas são exigidas no processo de licenciamento ambiental e têm como objetivo avaliar possíveis impactos sobre o ecossistema local.
Segundo o engenheiro ambiental Jhonatan Zonta, da empresa Arcgeo, responsável pela consultoria técnica, o projeto foi planejado com base em critérios de sustentabilidade e uso racional dos recursos naturais. O licenciamento da obra é conduzido pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão estadual que analisa os aspectos ambientais.
A solicitação foi elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que acompanha o andamento da obra em conjunto com a Prefeitura de Pontal do Paraná e o Governo do Estado.
