Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Ônibus escolar cai da ponte sobre o rio Cubatão

Fotos enviadas por moradores ao Correio do Litoral

Na tarde desta quinta-feira (27), um ônibus escolar caiu da ponte de madeira que cruza o rio Cubatão, na área rural de Guaratuba.

Eram 16h e não havia nenhuma criança no veículo. Segundo moradores, o motorista não teve ferimentos graves.

A ponte está há décadas em condições precárias e foi totalmente destruída na grande enxurrada de março de 2011. Moradores e sobretudo produtores rurais se mobilizaram e a reconstruíram em poucos dias para permitir que as famílias não ficassem isoladas e que pudessem escoar a produção de banana, principal produto agrícola de Guaratuba. Foi um serviço emergencial, com tábuas de madeira e escoras de trilhos ferroviários. Está do mesmo jeito até hoje.

No final de 2016 – após as eleições, diga-se – a então prefeita Evani Justus anunciou que seria construída uma nova ponte, mais elevada e com estrutura metálica. Os recursos, de cerca de R$ 850 mil, viriam da sobra do pacote do ParanaCidade destinado à pavimentação de ruas. A Prefeitura chegou a fazer levantamento topográfico para a obra. A licitação ainda não foi iniciada.

 

Prefeito diz que foi “barbeiragem” e anuncia licitação da obra

No dia 28, o prefeito Roberto Justus disse no grupo do Facebook “Boca no Trombone” que a culpa pelo acidente foi do motorista. Também afirmou que vai abrir a licitação da obra em maio, com recursos de R$ 1 milhão do Estado.

“O motorista fez uma barbeiragem e caiu da ponte. Isso é uma coisa. A responsabilidade será apurada dentro dos trâmites legais.
Outra coisa é a necessidade de reformar a ponte.
Quanto a isso, depois de muito trabalho, contando sempre com a intervenção indispensável do Deputado Nelson Justus, tenho certeza que até o final de maio estaremos abrindo o processo de licitação para a construção de uma ponte novinha em folha.
Um projeto do Governo do Estado no valor de 1 milhão de reais.”

Reprodução do Facebook
Leia também