Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Operação Verão tem aumento de prisões e redução de roubos

O primeiro mês da Operação Verão Paraná 2014/2015 aponta aumento de 57% no número de pessoas presas – de 120 no mesmo período da temporada anterior para 188 – e de 37% no de armas apreendidas – subindo de 11 para 15.

Em contrapartida diminuiu o índice de roubos em 19%, caindo de 64 casos no primeiro mês da temporada passada para 54. Os dados estão no relatório da “Operação Verão Paraná 2014/2015” da Polícia Militar do Paraná apresentado na tarde desta sexta-feira (16) ao governador Beto Richa e ao secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária Fernando Francischini durante reunião de trabalho, em Matinhos.

A PM abordou 19.265 pessoas, contra 10.426 no mesmo período da temporada anterior, um aumento de 85%. Também houve aumento de 27% no índice de adolescentes apreendidos, subindo de 30 para 38.

Trânsito – Ao contrário do que ocorreu nos primeiros 20 dias, agora o número de notificações de trânsito urbano diminuiu em 13%, caindo de 2.407 no mesmo período da temporada anterior, para 2.122 nesta. “As pessoas começam a perceber a presença da PM e no decorrer dos dias parecem se conscientizar mais; entre os problemas ainda restantes, estão algumas situações de estacionamento irregular e veículos na calçada. Algumas pessoas também ainda não entenderam que não dá para beber e dirigir, e nem perturbar o sossego alheio, e nestes casos estamos agindo intensamente”, destaca o major Nivaldo Marcelos, comandante da Operação Verão na Costa Leste.

Pontal 40 milhões

Perturbação do sossego – Uma das ações mais rotineiras da PM neste ano, assim como foi em outros anos, é o combate à perturbação do sossego. Nos 30 primeiros dias desta Operação Verão foram registrados 416 boletins de ocorrência por esta contravenção penal, contra 360 no período anterior, um aumento de 16%. “A PM está sendo dura com quem comete a incivilidade e a perturbação do sossego”, completa o comandante-geral em exercício, coronel Nerino Mariano de Brito. “Nesta temporada a tolerância está sendo zero, ou seja, a partir do momento que a PM é acionada segue até o local e apreende os aparelhos de sons”, lembrou ele.

Outro aumento registrado foi no número de pulseirinhas de identificação entregues aos pais e responsáveis para evitar que as crianças se percam. “Nos primeiros 30 dias da operação passada foram 14.511, nesta contabilizamos 15.337, sendo 6% a mais, assim, se continuarmos neste ritmo, teremos um recorde de pulseirinhas entregues ao final da temporada”, avalia tenente-coronel tenente Caroline Costa, uma das porta-vozes da PM na temporada.

“As ações realizadas pelo 9º Batalhão da PM antes da Operação Verão contribuíram sensivelmente para os resultados obtidos neste momento, foram operações pontuais e ações diárias, especialmente cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão contra quadrilhas que agiam no litoral do estado. Agora temos bastante abordagens, fiscalizações, orientações, entre outras. O comportamento comunitário do policiamento também é destaque”, avalia o major Nivaldo.

Operação Boas Vindas

Mais uma edição da a “Operação Boas Vindas”, que tem como objetivo abordar preventivamente os veículos e entregar materiais educativos e de orientação para quem chega ao litoral do Paraná, foi realizada no fim da tarde desta sexta-feira (16), nas principais estradas na chegada das praias da Costa Leste. Coordenada pela 5ª Seção do Estado Maior da Polícia Militar e desenvolvida em parceria com o 9° Batalhão da PM, a ação também fiscaliza veículos para que o trânsito seja o mais seguro possível.

A “Operação Boas Vindas” é realizada pela Polícia Militar com o objetivo de orientar e prevenir, mas também verificar questões ligadas ao trânsito, como documentação, licenciamento, habilitação, casos de embriaguez ao volante, excesso de velocidade e utilização do cinto de segurança e cadeirinha. “No entanto, queremos que o turista se sinta bem recebido e por isso estamos orientando sobre o trânsito e entregando materiais educativos como folderes, pulseirinhas para as crianças”, destaca a tenente Caroline Costa, uma dos porta-vozes da PM na Operação Verão Paraná 2014/2015.

Segundo a oficial, diversas operações serão realizadas em locais alternados, principalmente nos finais de semana e períodos noturnos para trazer segurança para os veranistas e moradores no litoral. “Apesar de ter cunho educativo, a operação pode também verificar a existência de drogas, armas e pessoas foragidas, além de outros crimes”, explica a tenente. “Acima de tudo está o bem estar dos paranaenses, é assim que a PM trabalha, priorizando o policiamento comunitário”, ressalta a tenente.

A operação, realizada em diversos momentos desde o início da Operação Verão Paraná 2014/2015, entrega kits com materiais educativos às pessoas que estão chegando nas praias como leques, lixeirinhas para carros e jornais.

IMG_2332

Texto: Marcia Santos / PMPR
Fotos: Cabo Valdemir da Luz / PMPR
Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More