Paranaguá e Pontal recebem veículos para atenção à mulher

A Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), divulgou nesta quinta-feira (13) os nomes de 72 municípios contemplados com veículos para serem usados em ações voltadas a mulheres.
Eles foram habilitados a receber a doação porque possuem Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) Municipais e preencheram os critérios definidos na Resolução nº 05/2025. No Litoral, apenas dois municípios atendem as exigências: Paranaguá e Pontal do Paraná.
Por se tratar de um incentivo à implantação de sistema de governança da Política da Mulher, o programa busca reconhecer e apoiar o município que já definiu na sua estrutura administrativa o local da coordenação da política pública para este segmento.
Visitas domiciliares
A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes de Cianorte, Stephanie Azevedo, disse que o veículo dará mais celeridade aos atendimentos e ampliará a capacidade de realizar intervenções mais próximas e qualificadas junto às mulheres em situação de vulnerabilidade.
“A viabilização de visitas domiciliares e ações em contato direto com a comunidade fortalecerá nossa atuação, tornando os serviços mais acessíveis, humanizados e eficazes. Trata-se de um importante instrumento para potencializar o alcance das políticas públicas e promover a equidade de maneira mais efetiva”, declarou.
Valorizar iniciativas municipais
O repasse de veículos a municípios que atendem critérios faz parte do Programa de Investimento para Qualificação da Atuação dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres. O programa tem como objetivo valorizar e reconhecer as iniciativas municipais em priorizar na agenda pública o desenvolvimento de ações voltadas à população feminina, bem como facilitar a mobilidade e a atuação da gestão municipal.
Os veículos doados serão utilizados na estruturação da Secretaria da Mulher ou na qualificação dos serviços de promoção e garantia dos direitos, tais como o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), acolhimento de mulheres em situação de violência com ou sem filhos, programas de empregabilidade e inclusão social e econômica, entre outros.
Leia a Resolução nº 05/2025, que define investimento para a qualificação da atuação dos Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) Municipais.
Cartilha ensina a criar Secretaria da Mulher
O Ministério das Mulheres lançou a cartilha que orienta estados e municípios a criarem Secretarias de Políticas para as Mulheres (SPMs). “Elaborado com base em escutas feitas junto a gestoras públicas e contando com a colaboração de mulheres do movimento social, esta publicação vem contribuir com a
superação de uma lacuna existente no âmbito governamental, que são as SPMs”, diz o documento.
Acesse aqui a cartilha.
Confira a lista dos 72 municípios contemplados:
- Adrianópolis
- Altamira do Paraná
- Apucarana
- Araucária
- Cambé
- Campina Grande do Sul
- Cantagalo
- Cafezal do Sul
- Capanema
- Capitão Leônidas Marques
- Cascavel
- Chopinzinho
- Cianorte
- Colombo
- Cornélio Procópio
- Cruzeiro do Oeste
- Dois Vizinhos
- Enéas Marques
- Fazenda Rio Grande
- Fernandes Pinheiro
- Francisco Beltrão
- Goioerê
- Guarapuava
- Irati
- Itaipulândia
- Ivaiporã
- Japira
- Japurá
- Leópolis
- Loanda
- Londrina
- Mangueirinha
- Maringá
- Mato Rico do Paraná
- Missal
- Nova América da Colina
- Nova Tebas
- Palotina
- Paranaguá
- Pato Branco
- Pérola
- Pinhão
- Piraquara
- Pitanga
- Planalto
- Pontal do Paraná
- Prado Ferreira
- Quatro Barras
- Rancho Alegre
- Rebouças
- Reserva
- Reserva do Iguaçu
- Rio Negro
- Rolândia
- Roncador
- Sabáudia
- Salgado Filho
- Santa Helena
- Santa Tereza do Oeste
- São João do Ivaí
- São José dos Pinhais
- São Manoel do Paraná
- São Miguel do Iguaçu
- Toledo
- Turvo
- Umuarama
- Ubiratã
- Virmond
- Xambrê