Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Paranaguá tem Festival de Yemoja (Iemanjá) neste domingo

Neste domingo, dia 18, acontece no Centro Histórico de Paranaguá mais um evento da cultura afro-brasileira: o Festival de Yemojá – Iemanjá na língua iorubá.

Participam simpatizantes, adeptos e sacerdotes de Ẹ̀sìn Òrìṣà Ìbílẹ̀, Candomblé, Batuque e Umbanda do Litoral, de Curitiba e de outras cidades.

A concentração começa às 9h30, em frente à Igreja de São Benedito, onde, às 10h, acontece uma roda de capoeira.

Às 10h30 sai a procissão em direção à estátua de Iemanjá, onde haverá uma celebração e depois um samba de roda.

Ao meio-dia acontece a procissão marítima no rio Itiberê.

Além de lideranças da região, o evento já tem a presença confirmada de Omololu Mike Akinmulero, o aare egbe do Brasil, personalidade importante das religiões afro-brasileiras.

Também terá a participação de Maria Abadia, do Espaço Cultural da Bah, de Matinhos, com seu famoso acarajé.

Mais informações: instagram.com/yemojaparanagua/

Acaaulp no Carnaval

A cultura afro-brasileira e o culto às religiões de matriz africana no Litoral foi destaque no Carnaval de 2024. Em Guaratuba, mais uma vez o Afoxé abriu os desfiles da avenida 29 de Abril.

Em Antonina, a Associação Cultural Africana, Afro-brasileira e Umbandista do Litoral Paranaense, a Acaaulp, participou do desfile da Escola de Samba Leões de Ouro da Caixa D’ Água.

O samba enredo da escola teve referências dos orixás e membros da diretoria aceitaram o convite de pai Denilson Pinheiro para representarem a comunidade de axé no desfile.

Além do apoio a uma importante festa popular, a participação faz parte dos projetos da associação em 2024, que são a regularização de instituições no Litoral, a defesa contra intolerância religiosa e a difusão da cultura afro-brasileira e africana.

A Acaaulp foi apresentada no 2° Encontro de Religiões Africana, Afrobrasileira e Umbandista do Litoral Paranaense, que ocorreu no dia 25 de novembro de 2023, em Paranaguá.

As principais pautas do encontro foram organização de diversos eventos:

  • A Campanha “Exu Não é o Diabo” (ÈṢÙ IS NOT SATAN) – 2023, que ocorreu em dezembro;
  • O 6° Afoxé – 2024 , que ocorreu no dia 3 de fevereiro;
  • A Apresentação do Festival Municipal de Iemanjá – 2024, que será dia 18 de fevereiro (no próximo domingo);
  • E a Fundação da Associação Cultural Africana, Afro-brasileira e Umbandista do Litoral Paranaense, a Acaaulp, que já está em plena atividade.
Imagem: Acaaulp
Leia também