Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Paranaguá tem Festival de Yemoja (Iemanjá) neste domingo

Neste domingo, dia 18, acontece no Centro Histórico de Paranaguá mais um evento da cultura afro-brasileira: o Festival de Yemojá – Iemanjá na língua iorubá.

Participam simpatizantes, adeptos e sacerdotes de Ẹ̀sìn Òrìṣà Ìbílẹ̀, Candomblé, Batuque e Umbanda do Litoral, de Curitiba e de outras cidades.

A concentração começa às 9h30, em frente à Igreja de São Benedito, onde, às 10h, acontece uma roda de capoeira.

Às 10h30 sai a procissão em direção à estátua de Iemanjá, onde haverá uma celebração e depois um samba de roda.

Ao meio-dia acontece a procissão marítima no rio Itiberê.

Além de lideranças da região, o evento já tem a presença confirmada de Omololu Mike Akinmulero, o aare egbe do Brasil, personalidade importante das religiões afro-brasileiras.

Também terá a participação de Maria Abadia, do Espaço Cultural da Bah, de Matinhos, com seu famoso acarajé.

Mais informações: instagram.com/yemojaparanagua/

Acaaulp no Carnaval

Imagem: Acaaulp

A cultura afro-brasileira e o culto às religiões de matriz africana no Litoral foi destaque no Carnaval de 2024. Em Guaratuba, mais uma vez o Afoxé abriu os desfiles da avenida 29 de Abril.

Em Antonina, a Associação Cultural Africana, Afro-brasileira e Umbandista do Litoral Paranaense, a Acaaulp, participou do desfile da Escola de Samba Leões de Ouro da Caixa D’ Água.

O samba enredo da escola teve referências dos orixás e membros da diretoria aceitaram o convite de pai Denilson Pinheiro para representarem a comunidade de axé no desfile.

Além do apoio a uma importante festa popular, a participação faz parte dos projetos da associação em 2024, que são a regularização de instituições no Litoral, a defesa contra intolerância religiosa e a difusão da cultura afro-brasileira e africana.

A Acaaulp foi apresentada no 2° Encontro de Religiões Africana, Afrobrasileira e Umbandista do Litoral Paranaense, que ocorreu no dia 25 de novembro de 2023, em Paranaguá.

As principais pautas do encontro foram organização de diversos eventos:

  • A Campanha “Exu Não é o Diabo” (ÈṢÙ IS NOT SATAN) – 2023, que ocorreu em dezembro;
  • O 6° Afoxé – 2024 , que ocorreu no dia 3 de fevereiro;
  • A Apresentação do Festival Municipal de Iemanjá – 2024, que será dia 18 de fevereiro (no próximo domingo);
  • E a Fundação da Associação Cultural Africana, Afro-brasileira e Umbandista do Litoral Paranaense, a Acaaulp, que já está em plena atividade.
Imagem: Acaaulp
Leia também