Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Pescadores são parceiros na proteção de tartarugas

Tartarugas capturadas acidentalmente foram reabilitadas em 24 horas. Foto: PMP/BS – Divulgação

O Projeto Monitoramento de Praias realiza, na tarde desta quinta-feira (11), uma nova soltura de tartaruga que foi reabilitada no Centro de Estudos do Mar da UFPR.

A soltura será às 16h, na praia próxima ao CEM, que fica no Balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.

Na semana passada, a equipe atendeu ao chamado de pescadores parceiros do projeto que capturaram acidentalmente tartarugas marinhas em uma rede de pesca. Foram quatro animais da espécie tartaruga-verde (Chelonia mydas).

Com os cuidados de veterinários, oceanógrafos e biólogos, as tartarugas puderam descansar para “recuperar o folego” e, em 24 horas as já estavam prontas para retornar ao seu ambiente natural.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estduos do Mar e do projeto, Camila Domit, o retorno desses animais é resultado da integração entre comunidades locais e científicas. “Esta ação envolveu duas responsabilidades, uma com a espécie marinha que já está ameaçada de extinção por diversas atividades antrópicas e é nosso dever protegê-las, e a outra se refere ao fato deste animal ter sido resgatado por comunitários que desenvolvem praticas pesqueiras de maneira consciente e sustentável, buscando formas de minimizar os efeitos negativos à fauna não-alvo da pesca”.

As ações do LEC envolvem a pesquisa quanto à biologia dos animais marinhos, a avaliação dos impactos que afetam as espécies e o atendimento de saúde destes organismos, mas também avalia a busca de alternativas e ações para a mitigação de impactos e conservação das espécies e ambiente marinho, garantindo qualidade ambiental a nossa sociedade.

O LEC é a instituição no Litoral do Paraná que integra uma rede de organizações parceiras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Acionamentos sobre encalhes de aves, mamíferos ou tartarugas marinhas podem ser feitos pelo número 0800-6423341.

Essa atividade é desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos debilitados e coleta dos mortos.

Fonte: Donyan Greipel / LEC – Laboratório de Ecologia e Conservação

 

Leia também