Polícia Ambiental flagra desmatamentos e aterros ilegais em Matinhos
Policiais do 2° Pelotão da Polícia Ambiental, com sede em Guaratuba, realizaram fiscalização no município de Matinhos e fizeram mais uma flagrante de desmatamento irregular.
A ação aconteceu, nesta sexta-feira (6) no Balneário Praia Grande.
O proprietário de um lote foi autuado por destruir vegetação nativa secundária em estágio médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica, sem autorização ambiental, em uma área de 212 metros quadrados. A área também estava sendo aterrada.
Três áreas embargadas
No dia 27, equipe do 2º Pelotão fiscalizava uma área de loteamento irregular, no bairro Sertãozinho, também em Matinhos, quando avistou uma máquina retroescavadeira realizando aterro. A ação utilizava material proveniente de resto de obra (caliça), sem a devida triagem e sem autorização de órgão ambiental competente, agravado pelo fato do local estar em área de preservação permanente (área de várzea).
No momento da fiscalização o operador da máquina fugiu dentro da mata e não foi alcançado. Após identificação da empresa responsável pela retroescavadeira, foram confeccionados os autos de infração ambiental pertinentes e realizada a apreensão do maquinário.
Outros dois terrenos vizinhos foram fiscalizados e autuados, sendo um deles também por destruição de área de preservação permanente (área de várzea) e pelo aterro irregular e ainda um terceiro terreno apenas por destruição de área de preservação permanente (área de várzea).
No total foram lavrados R$ 60 mil em multas e a apreensão da máquina, ficando as áreas embargadas. A área total de intervenção com destruição de APP, foi de 1.691 metros quadrados