Policiais militares são homenageados pela operação Verão
A Polícia Militar homenageou policiais que se destacaram na operação Verão, que termina após o Carnaval.
Foram duas solenidades realizadas nesta terça-feira (21): pela manhã, na Câmara de Vereadores de Guaratuba e, à tarde, no Sesc Caiobá, em Matinhos.
“ As atividades estão bastante satisfatórias, nossos policiais têm se empenhado para que os resultados sejam positivos”, afirmou o comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Chehade Elias Geha. Segundo o oficial, as homenagens são para aqueles policiais que se destacaram, porém “cada um dos integrantes merecia um elogio individual pelos resultados colhidos até agora”.
Para o comandante do 9º BPM e coordenador operacional do Verão Paraná 2016/2017 pela Polícia Militar, tenente-coronel Nivaldo Marcelos da Silva, “os números são altamente positivos em todos os tipos de ocorrência”.
Os ocorrências, cujos policiais receberam homenagem, são:
Subárea Guaratuba:
1) A equipe, composta pelo cabo Ricardo Chiarello Marchesi, o soldado Max Emiliano Gonçalves de Oliveira e o soldado Glaubmir Teles da Costa, estava em incursão na mata, no dia 29 de dezembro de 2016, quando apreenderam duas pistolas, uma calibre 380 e outra calibre .40, além de droga pronta para a venda.
2) No dia 1º de janeiro deste ano, a equipe, composta pelo sargento Daniel José Rocha, o soldado Ghisleine Eliza de Freitas, o soldado Dimael Elias Toledo, o soldado Charles Carneiro, o soldado Danieli Aparecida Ramos Assis, o soldado Guilherme Patrick Diehl, o soldado Ricardo Alves da Silva e o soldado Herlon César Siqueira, prestaram os primeiros socorros a uma jovem, de 22 anos, que havia se afogado na praia do Morro do Cristo, em Guaratuba. A vítima encontrava-se inconsciente e os policiais deram o atendimento pré-hospitalar com a execução de massagem cardíaca e ventilação pulmonar. A jovem recuperou os sinais vitais e foi encaminhada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Subárea Matinhos:
1) No dia 29 de dezembro os soldados Thiago Azevedo dos Santos e William Lacerda Ribas foram informados, via Copom (Centro de Operações Policiais Militares), de que uma criança de 1 ano e três meses estaria engasgada. A equipe foi abordada pelo pai da criança que a entregou aos policiais que fizeram o primeiro atendimento médico. A bebê recuperou os sinais vitais e foi levado ao Pronto Socorro.
2) A equipe composta pelos soldados Raquel Iasmim Duarte e Wesley Cabral Fernandes Gonzaga, no dia 17 de janeiro deste ano, avistou um veículo em atitude suspeita e efetuou a abordagem, sendo encontrado no seu interior certa quantia de maconha e uma arma de fogo. Na residência do envolvido foram apreendidas três armas de fogo, 350 munições, soco inglês, arma branca e mais uma quantidade de maconha.
Subárea de Pontal do Paraná:
1) No dia 15 de janeiro de 2017 os soldados Juliane Aretuze de Souza e Juliano Israel Kotovei ajudaram uma gestante que estava em trabalho de parto dentro de um veículo. A dupla acionou o Siate e acalmou a gestante dando todo o suporte até a chagada do Corpo de Bombeiros.
2) No dia 20 de fevereiro de 2017 a equipe, composta pelo tenente William da Silva Correa, o sargento Regis Machado da Silveira, e os soldados Fabiani Oliveira de Jesus, Gabriel de Souza dos Santos, Ederson Luiz de Lima Fabro, Andressa Stacheski Gomes da Luz, Anderson Mallet dos Santos e Luis Fernando Laurindo Rodrigues, recebeu denúncias e foi até o endereço onde um homem, ao notar a viatura, fugiu e foi abordado em seguida. Com ele foi encontrado uma quantia de maconha. Na casa foram abordadas mais três pessoas e os policiais apreenderam maconha, uma balança de precisão, dinheiro e outros objetos. (Fonte: Márcia Santos / PMPR)
Quatro pessoas foram mortas por policiais
No resultado da reunião, que foi restrita aos policiais, não foi informado sobre as pessoas que foram mortas por policiais nesta temporada. Somente em Guaratuba, na Operação Verão, que começou no dia 21 de dezembro, os policias militares mataram quatro pessoas. Em todos os casos, os policiais informam que houve confronto, ou seja, as pessoas atiraram neles antes de serem mortas.
Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil de Guaratuba. A Polícia Militar abriu inquéritos que têm prazo de 40 dias, mais 20 de prorrogação, para serem concluídos. Os resultados serão encaminhados à Polícia Civil e ao Ministério Público.
MP divulga balanço de mortes ocorridas em confrontos policiais
Em 2016, 264 pessoas morreram em confrontos com policiais no Paraná. No mesmo período, a Polícia Militar registrou a morte de 22 policiais em confronto armado – tanto em horário de serviço quanto fora.
O levantamento é do Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate do Crime Organizado (Gaeco) e foi divulgado no final da tarde desta terça-feira (21).
O acompanhamento é realizado pelo Gaeco e tem o objetivo de assegurar a correta apuração das mortes pelas Promotorias de Justiça de todo o Estado. Em 2015, foram 247 mortes de civis registradas, 240 delas em fatos envolvendo policiais militares.
Números – Das 264 mortes registradas em 2016, 253 foram em confronto com a Polícia Militar (149 no primeiro semestre e 104 no segundo). Oito mortes decorreram de enfrentamento com a Polícia Civil e três com guardas municipais (duas em Curitiba e uma em Londrina).
A cidade de Curitiba é a que mais teve registros, com 71 pessoas mortas, seguida de Londrina, que teve 17 ocorrências. A Região Metropolitana de Curitiba responde por 122 mortes, quase a metade de todos os registros.