Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Praias seguem 100% mas é preciso evitar saídas de rios e canais

Foto: CorreiodoLitoral.com / Debura Aquino
Foto: CorreiodoLitoral.com / Debura Aquino

As praias marítimas do Litoral do Paraná continuam 100% próprias ao banho. Mas existem saídas de rios e canais que devem ser evitados o tempo todo.

Pela nona semana consecutiva o boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta quinta-feira (29), mostra que apenas pontos de banho fora do mar estão reprovados. Desta vez são dois, já que melhorou as condições do rio Nhundiaquara, em Morretes. Dos 47 pontos monitorados, apenas a Ponta da Pita, na baía de Antonina, e uma área de banho no rio no Marumbi, em Morretes, estão impróprios ao banho. A análise considera impróprios os 100 metros à esquerda e à direta do ponto de monitoramento que é sinalizado com bandeira vermelha.

O controle da qualidade da água é realizado desde a criação do órgão ambiental e avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação. O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

Locais permanentemente impróprios

Rios, canais e galerias de águas pluviais são as portas de entrada para a contaminação fecal e, consequentemente, os trechos de praia nas proximidades de sua foz que apresentam os mais altos índices de contaminação. Por isso, além desses pontos monitorados toda semana, esses locais são sinalizados permanentemente como impróprios e devem ser sempre evitados.

Os locais com essas características no litoral paranaense são:

Guaratuba: rio Saí-guaçu, rio do Tenente, rio das Pedras, canal do Camping, canal Clevelândia, galeria Mal. Deodoro e rio Brejatuba.
Matinhos: canal da Praia Mansa, canal Caiobá, rio Matinhos.
Pontal do Paraná: rio Olho d’água.
Ilha do Mel: rio Pontinha.

RESULTADOS DA BALNEABILIDADE - LITORAL - 2014-15  TEMPO

Leia também