Prefeituras assumem aumento da coleta de lixo. Guaratuba terá mais de o dobro de caminhões.
As prefeituras das praias do Paraná começam a adotar suas soluções para conseguir dar conta da coleta de lixo nesta temporada.
Entre o Natal e a primeira semana de janeiro, o número de visitantes em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná chega a dez vezes o número das populações locais.
Os três municípios receberam um total de R$ 5,2 milhões do governo do Estado para atender o aumento da demanda nos 52 dias de temporada.
Em Guaratuba, o número de caminhões da coleta de lixo vai aumentar de 4 para 10. O caminhão que faz a coleta de galhos de árvores e materiais inservíveis será o mesmo mas terá reforço na equipe para aumentar o número de atendimentos. Com recursos próprios, haverá mais um caminhão da coleta seletiva, passando a ser três, e trabalhando também aos domingos.
Através de acordo com os dois fornecedores de cocos verdes para o comércio, haverá um caminhão e um triturador para coleta e a reciclagem dos resíduos. Os comerciantes, principalmente, nos quiosques da orla se comprometeram com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente a utilizar contêineres e ainda separar estes resíduos para facilitar a coleta.
Na areia das praias, será feita limpeza duas vezes ao dia e ainda serão instalados sacos de lixo. No calçadão da orla, foram colocadas diversas manilhas para colocação do lixo.