Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Preso em Matinhos líder de facção criminosa do RS

Gustavo da Silva Deporte, 43 anos, conhecido como Queimado, foi preso em Matinhos, na manhã desta sexta-feira (29).

Ele é apontado como um dos líderes de uma das principais facções criminosas do Rio Grande do Sul que atuava principalmente no tráfico de armas e entorpecentes e tem 33 anos de condenações para cumprir.

Ele era um dos últimos foragido da organização e costumava frequentar a praia de Caiobá, onde comprou um imóvel. No momento da prisão ele estava com familiares, como se estivesse de férias. O delegado gaúcho Arthur Raldi contou à imprensa que depois que os policias entraram na casa onde ele estava, Queimado ainda tentou fugir pulando da janela e se jogando para dentro de um fosso que dá acesso à garagem da residência.

Foi montado um forte aparato para o transporte de Queimado a Porto Alegre, feito de helicóptero.

O apelido Queimado se deve a grandes marcas de queimaduras que o homem tem espalhadas pelo corpo. Os ferimentos não foram provocados por bandidos. Gustavo estava próximo a um fogão e as chamas atingiram sua roupa, queimando parte do corpo.

Segundo a polícia gaúcha, Queimado era um dos dois líderes da facção que ainda estava foragido. Outros dois já foram presos pela polícia. Os quatro são investigados por comandar o tráfico de drogas e de armas no Rio Grande do Sul e por dar ordens para execuções que terminaram em esquartejamentos gravados em imagens de vídeo.

O líder preso hoje tinha três mandados de prisão. Ele estava foragido desde que recebeu o benefício de prisão domiciliar no ano passado, e tem vários antecedentes criminais, como homicídio, roubo a estabelecimento bancário, roubo e clonagem de veículos e tráfico de drogas.

Com informações da Gaúcha ZH

Leia também