Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Projeto de Monitoramento de Praias completa 8 anos hoje

Nesta quinta-feira (24), o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) completa 8 anos de atividades na costa dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos.

A Fase 1 do PMP-BS, realizada em Santa Catarina (desde Laguna), Paraná e São Paulo (até Ubatuba), foi coordenada pela Univali e iniciada em agosto de 2015. A Fase 2 do PMP-BS, realizada no Rio de Janeiro (de Paraty até Saquarema) foi executada pelo CTA – Serviços em Meio Ambiente e iniciada em setembro de 2016. Em 2019, as Fases 1 e 2 foram consolidadas no Projeto Executivo Integrado (Revisão 0), tendo sido substituído pela Revisão 1, em 2023.

Nos seis trechos que contemplam a Área SC/PR do projeto foram registrados mais de 86.000 animais marinhos neste período. Um vídeo traz depoimentos sobre estes oito anos nos dois estados.

Vídeo: PMP-BS SC-PR

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. 

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

No Paraná, quem encontrar animais animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses devel acionar a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pelo 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (41) 9 92138746.

Leia também