Projetoexplica porque devemos proteger raias e tubarões

Turistas e moradores da Ilha do Mel terão, neste final de semana, uma oportunidade conhecerem mais sobre dois importantes habitantes da região e saber porque eles precisam ser protegidos.
Técnicos do projeto RAIAr da educaCAÇÃO estão desde esta sexta-feira (10), na praia de Encantadas, com uma barraca mostrando a importância de proteger as raias mantas e os tubarões. No sábado irão para a praia de Brasília e, no domingo, retornam para Encantadas.
No final de semana passado, o grupo este na Ilha das Peças. O projeto RAIAr da educaCAÇÃO atua na na sensibilização dos pescadores e da sociedade em geral acerca da importância dos elasmobrânquios e de sua conservação para a integridade dos ecossistemas marinhos.
Das 185 espécies de tubarões e raias que ocorrem no Brasil, 83 são encontradas no Paraná, onde habitam áreas costeiras, oceânicas e estuarinas.
O que preocupa é que das espécies de tubarões e raias que ocorrem nas águas do Complexo Estuarino de Paranguá, a maior parte está na lista de espécies ameaçadas de extinção e estão inseridas no Plano de Ação Nacional (PAN) para tubarões e raias, como os tubarões tigre (Galeocerdo cuvier), mangona (Carcharias taurus), martelo (Sphyrna sp.) e as raias, mobula (Mobula sp.), manta (Manta birostris), manteiga (Gymnura sp.), borboleta, cachorro (Rhinoptera sp.), viola (Rhinobatus sp.) e rabuda (Dasyatis sp.).

Saiba mais: http://raiardaeducacao.wixsite.com/projeto