Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Projeto visa desenvolvimento sustentável de comunidades na baía de Paranaguá

Foto: Unespar

Unespar e Invest Paraná lançaram, no final de março, o Projeto VRS Baía de Paranaguá para Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Tradicionais. O Programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná (VRS) tem como objetivo aprimorar cadeias de valor de produtos e regiões paranaenses, aliando sustentabilidade, conhecimentos tradicionais, conhecimento científicos e tecnológicos, com apoio da gestão pública.

O VRS Baia de Paranaguá desenvolverá atividades que unam os conhecimentos das comunidades tradicionais com os da comunidade acadêmica da Unespar para fomentar a superação dos desafios da produção sustentável, comércio justo, equidade de gênero, respeito à natureza e paisagem locais. As atividades ocorrerão em sete comunidades da Baía de Paranaguá. O projeto também visa contemplar colônias quilombolas e aldeias indígenas da região. 

Integram a equipe da Unespar campus de Paranaguá 17 pesquisadores, dos cursos de graduação em Administração, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Matemática, além do Programa de Pós-graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares.

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unespar (Funespar) junto a Invest Paraná e pesquisadores da Unespar/Paranaguá que aplicará mais de R$ 200 mil  em bolsas para pesquisadores, bolsistas universitários e outros investimentos diretos para a realização do projeto no município de Paranaguá.

O evento foi marcado com a presença de Danyelle Stringari Presidente da Funespar, juntamente com as professoras Luciane Scheuer e Mônica Herek e os professores Adilson Anacleto, Luiz Fernando Roveda, Fernando Lermen e Fernando Sakaguti, onde receberam a equipe da Invest Paraná, representada por Bruno Banzatto, Gerente de Desenvolvimento Econômico.

Leia também