Recadastramento de eleitores em Guaratuba começa no dia 3
O recadastramento biométrico dos eleitores de Guaratuba começa no dia 3 de abril. Até do dia 7 de junho, todos deverão procurar o Fórum Eleitoral para a revisão e o cadastro biométrico.
Com a mudança, os mais de 27 mil eleitores serão identificados pela digital. O processo de revisão e cadastro será executado no Fórum Eleitoral local e terá o apoio operacional da Prefeitura de Guaratuba, que fornecerá servidores, transporte dos eleitores das regiões mais distantes até o Fórum Eleitoral, equipamentos e apoio na divulgação do chamamento dos eleitores.
O tempo estimado por eleitor para o procedimento de cadastramento biométrico é de 3 a 5 minutos.
O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá cancelado o título de eleitor e sofrerá uma série de sanções decorrentes disso, ficando sujeito, inclusive, a suspensão do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
A única exceção se dá com os eleitores maiores de setenta anos que não fizerem a biometria (não são obrigados a votar), já que NÃO terão o CPF cancelado. Neste caso, mesmo com a inscrição eleitoral cancelada, é mantida a situação regular do CPF.