Simepar alerta para risco de temporais no Paraná
Nesta quinta-feira (10) inicia-se um novo período de mudança nas condições do tempo sobre o Paraná. Áreas de instabilidade intensificam-se entre o Paraguai e Argentina ao mesmo tempo em que uma frente fria avança pela Região Sul; assim a instabilidade atmosférica volta a ficar elevada e favorece a ocorrência de temporais nas regiões paranaenses.
No Litoral, o risco de trovoadas fica maior no final da tarde e à noite desta quinta. A previsão do tempo para Guaratuba (abaixo) é representativa da região.
Primeiramente as chuvas mais fortes, com raios e rajadas de vento atingem as áreas do oeste, noroeste e norte do Estado, regiões que também podem registrar queda de granizo, mas de forma mais localizada do que no último feriado. A partir da tarde o risco de temporais aumenta também nas demais regiões do Paraná.
Ao longo da sexta-feira (11) as nuvens de tempestades deslocam-se em direção ao oceano Atlântico e Região Sudeste, no entanto ainda há previsão de chuvas isoladas e trovoadas entre o leste e o norte do Paraná. As temperaturas diminuem e, à noite, um ar mais frio e seco começa a ingressar pelos setores oeste, sudoeste e sul.
No sábado (12) uma massa de ar polar se estabelece sobre a Região Sul e causa forte resfriamento nos três estados. No Paraná o amanhecer será de temperaturas mais baixas. Faz mais frio nos municípios do sul do Estado, inclusive com possibilidade de geada entre Palmas e General Carneiro.
O Simepar adverte que avisos e alertas meteorológicos mais específicos, com maior nível de detalhamento, podem ser emitidos nas próximas 24/48 horas e pede que a população siga as orientações e recomendações da Defesa Civil da sua cidade ou região.