Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Sítio Ramsar Guaratuba é lembrado em comemoração do Dia das Águas

Em 2017, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba foi uma das primeiras unidades de conservação do estado incluída na Lista de Zonas Úmidas de Importância Internacional, ou “Lista Ramsar”.

Detran Julho 2025

O Correio do Litoral divulgou a notícia no mesmo dia em que o governo federal confirmou, em uma pauta sugerida pela gerente da Apa, Célia Cristina Lima Rocha. Na mesma ocasião o Parque Nacional de Ilha Grande, entre o Paraná e Mato Grosso do Sul, e a Área de Proteção Ambiental (APA) Cananéia-Iguape-Peruíbe, próximo ao nosso litoral, em São Paulo, também receberam os títulos de sítios Ramsar.

Nesta sexta-feira (26), a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e o Instituto Água e Terra (IAT), em uma série de textos e vídeos em comemoração ao Dia Mundial das Águas, 22 de março, lembraram o Sítio Ramsar em Guaratuba.

Para falar sobre o sítio Ramsar, quem foi convidada foi justamente Célia Lima Rocha. Ela explica que o Sítio Ramsar Guaratuba possui cerca de 40 mil hectares de áreas úmidas bem conservadas, e está localizado na APA de Guaratuba, que tem no total cerca de 200 mil hectares.

No sítio, que inclui a baía de Guaratuba, manguezais, brejos e as lagoa do Parado, Furta Maré e do Rio Preto. No local, foram identificadas 322 espécies de aves, entre elas, 14 em extinção, como o bicudinho do brejo e o papagaio-de-cara-roxa.

Leia também: Guaratuba entra na lista internacional de sítios Ramsar

Leia também