Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Pontal a sua praia nov-dez24 mob

Surfistas concluem curso de salvamento em Guaratuba

Guaratuba, 26 de Janeiro de 2017. Projeto SurfSalva com o Corpo de Bombeiros. Foto: Soldado Feliphe Aires

A turma de Guaratuba do projeto “Surf Salva” encerra nesta sexta-feira (27) suas aulas depois de muito aprendizado e capacitação.

O projeto é do Corpo de Bombeiros e acontece há 12 anos voltado aos surfistas da região. A atividade é coordenada pelo 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), unidade responsável pelo Litoral do estado, e conta com uma carga horária de 24 horas/aula com aulas práticas e teóricas. Conta com parceria da ONG Parceiros do Mar.

Nesta temporada uma nova modalidade está disponível: o “SUP Salva” que é direcionado aos praticantes de Stand Up Padle. As aulas para o SUP ocorrem entre os dias 1º e 3 de fevereiro em Paranaguá.

“Buscamos passar conhecimento para os surfistas, para que na sequência eles repassem este aprendizado. Durante o curso eles aprendem a doutrina do Corpo de Bombeiros para auxiliar nos trabalhos, dentro do conteúdo há orientações sobre os primeiros socorros, técnicas de salvamento, dentre outros aspectos para que eles atuem garantindo a segurança de pessoas que possam estar em risco e a segurança deles também”, explica a porta-voz do Corpo de Bombeiros no “Verão Paraná 2016/2017”, tenente Virgínia Maria Zambrim Turra.

Segundo a tenente Turra, a ideia também é possibilitar que os surfistas atuem como multiplicadores e ajudem na segurança dos banhistas. “Eles estão sempre na praia para praticar seu esporte e podem auxiliar nos trabalhos dos guarda-vidas, fazendo um primeiro atendimento caso seja necessário, tornando-se parceiros do Corpo de Bombeiros”, afirma.

Em uma das aulas os alunos aprenderam sobre os equipamentos usados pelos guarda-vidas. “Demonstramos e explicamos quais os materiais que utilizamos para fazer um salvamento e que é importante ele saber para dar um auxílio. É interessante que ele [surfista] saiba como funciona o equipamento e como é feito o acionamento do guarda-vidas, para que assim possa uma melhor análise da vítima dentro e fora da água”, explica um dos instrutores do curso, tenente Lucas Schramm.

Para o surfista Rafael Silva o curso trouxe muito aprendizado. “Recentemente participei de um resgate e faltou um pouco mais de informação técnica para fazer de uma maneira melhor. O projeto é importante principalmente quando passa o verão e diminui o número de guarda-vidas na nossa costa. Como estamos dentro da água frequentemente a população solicita a nossa ajuda, então temos que saber como fazer, pois uma vida pode estar em nossas mãos”, afirma.

A voluntária da ONG Parceiros do Mar, Tatiane Lima Czerwonka, destaca que a parceria com o Corpo de Bombeiros começou após os integrantes da organização perceberem que era preciso mais segurança no mar para os surfistas. “Descobrimos o projeto que já existia e para nós é algo muito importante, pois recebemos relatos de muitos salvamentos feitos pelos surfistas formados pelo Surf Salva. Mais segurança pra todo mundo, não só para os surfistas, como para os banhistas e moradores”, ressalta.

Durante uma aula na areia da praia um turista que passava pelo local com os filhos ficou surpreso com a atividade e resolveu observar. “É muito importante uma iniciativa como esta, porque ficamos mais tranquilos em saber que outras pessoas estão aptas para fazer um salvamento caso precise”, disse Hans Neufeld, que mora em Curitiba.

Novidades – Nesta temporada há uma novidade: a 1ª edição do “SUP Salva”, que tem por base as mesmas doutrinas do “Surf Salva” com especialidade aos praticantes do SUP (Stand Up Padle), modalidade variante do surf na qual o praticante fica em pé numa prancha e usa um remo para se mover na água. “Esta é uma modalidade nova praticada com pranchas maiores e remos. É a primeira vez que este projeto será feito com praticantes de Stand Up Padle no Paraná”, destaca a tenente Turra.

O SUP Salva acontecerá entre os dias 1º a 03 de fevereiro, das 9h às 18h, na Subsede do Iate Clube de Paranaguá, na Ilha do Cotinga. O ponto de encontro será no Centro Integrado de Operações Marítimas, seguindo a remo até a ilha. Os interessados podem enviar nome e telefone para [email protected], facebook.com/SurfSeguro ou (41) 3082-3286, até o dia 27/01/2017.

Projeto – O projeto Surf Salva iniciou no Litoral do Paraná em 2005 sob a coordenação do Corpo de Bombeiros com o apoio de vários parceiros, os quais divulgaram, investiram e acreditaram na iniciativa. Na edição de 2017 contará com o apoio da Organização Não Governamental Parceiros do Mar que atua no litoral do Paraná e investe na ação desde 2013.

Fonte: Marcia Santos / Mahara Paola

Leia também