Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

TCP inicia inscrições no Programa de Estágio 2024

Com uma taxa de efetivação de 73%, Terminal de Contêineres de Paranaguá oferece oportunidades em diversos setores

Até o dia 1º de abril, estudantes do ensino superior podem se inscrever no Programa de Estágio 2024 do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP). Com um quadro atual de 23 estagiários, o Terminal disponibiliza oportunidades em diversos setores como comercial, operações, TI, controladoria, RH, gestão de fluxo, manutenção, saúde e segurança do trabalho, armazém de importação, entre outros.

A carga horária do programa de estágio é de 6 horas diárias e há vagas disponíveis para Paranaguá e Curitiba. Os candidatos que se inscreverem no programa passam pelas etapas de análise de currículo, painel de apresentação para os gestores, seleção e admissão. Além de proporcionar crescimento profissional, o Terminal está sempre oferecendo treinamentos para o desenvolvimento do estagiário.

O gerente de recursos humanos e qualidade, Washington Renan Bohnn, destaca o sucesso do programa, que existe há 11 anos. “Até o fim de 2023, a nossa taxa de efetivação alcançou 73%, resultado da dedicação de nossos estagiários e estagiárias, e de todo o time do Terminal. Estamos sempre empenhados em promover o desenvolvimento de nosso pessoal em todas as etapas de suas carreiras, encorajando o crescimento profissional junto à TCP”, afirma.

Desde o início do programa, mais de 20 estagiários alcançaram cargos de liderança no terminal, tais como supervisores, coordenadores, gerentes e superintendentes. O atual supervisor institucional da TCP, Octavio Elliot, iniciou seu estágio em abril de 2019 e, em menos de um ano e meio, havia sido efetivado. “Na TCP, tive a oportunidade de aprender tanto a parte técnica do comércio exterior, como habilidades de liderança por meio de cursos e treinamentos ofertados internamente. O estágio também me proporcionou insights valiosos sobre minha carreira e me ajudou a definir melhor meus objetivos profissionais”, conta.

Emanuelle Samardan Ferreira ingressou no terminal em abril de 2022 como jovem aprendiz; em fevereiro de 2023, já estudante de administração, ela passou no processo seletivo de estágio e agora atua na área de recursos humanos. “Esta é minha primeira oportunidade e estou gostando bastante da minha área. A melhor parte é aplicar o que aprendo na faculdade no trabalho”, destaca.

Ficou interessado? Realize sua inscrição por meio do link estagiotcp.gupy.io

Empresa é o maior empregador privado do Litoral

Em dezembro 2023, a TCP foi homenageada pela Secretaria Municipal de Trabalho de Paranaguá (Semtra) com o prêmio “Emprega + Paranaguá”, concedido a empresas que se destacam como empregadoras na cidade. 

Considerado o maior empregador privado do litoral, a TCP conta com uma equipe de mais de 1.500 funcionários distribuídos entre suas unidades localizadas em Paranaguá, Curitiba e Ortigueira. Com investimentos constantes em diversas frentes, o terminal vem registrando novos recordes de produtividade mês após mês, o que se reflete em um aumento no número de postos de trabalho que, em 2023, ultrapassaram 350 admissões.

Leia também